domingo, 28 de julho de 2013

O lar cristão e os deveres domésticos

“Se parece mal a vocês servir a ADONAI, então escolham hoje a quem servirão! Servirão aos deuses a quem seus antepassados serviram dalém do rio? Ou talvez os deuses do emori, de quem vocês tomaram a terra em que estão vivendo? Quanto a mim e minha casa, nós serviremos a ADONAI!”
(Y’hoshua [Josué] 24.15 BJC [Bíblia Judaica Completa])

            Gosto muito desta fala de Y’hoshua [Josué]. Ela é usada em praticamente todas as mensagens sobre vida familiar e encarada por muito como uma promessa bíblica a respeito da salvação de nossa família. Porém, o contexto em que a mesma foi dita acaba passando despercebido e perdemos ricos detalhes deste acontecimento.
            Vemos nesta passagem um Y’hoshua idoso e um povo de Yisra’el [Israel] já descansado das batalhas de conquistas da terra prometida. Nem tudo havia sido conquistado; o livro de Shof’tim [Juízes] no primeiro capítulo narra tudo aquilo que ainda devia ser conquistado numa segunda etapa conforme o ordena pelo Senhor (Dt 7.22). Mas terminada a primeira etapa, Y’hoshua convoca todo o povo a reafirmar a aliança com o Senhor. E no seu longo discurso narrado nos dois últimos capítulos do livro que leva seu nome, Y’hoshua diz que não importa qual seja a escolha do povo, ele iria servir ao Senhor.
            Esta fala não é uma promessa que o Senhor salvaria a família de Josué. Refletia a determinação de Josué em, no que dependesse dele, toda a sua casa estaria aos pés do verdadeiro Deus. Ele não estava pedindo ao Senhor dos Exércitos que o guiara até aquele momento para converter seus filhos. Estava assumindo um compromisso perante seu Criador que através de suas atitudes levaria todos os seus aos caminhos do Senhor.
            Em nossa vida temos o costume de empurrar a responsabilidade para alguém. É aquele ditado: “A culpa é minha e ponho em quem eu quiser!”. Oramos e jejuamos pela nossa família. Pedimos salvação, libertação, a paz do Senhor para dar fim às contendas em algumas de nossas orações. Depois sentamos e esperamos que o Senhor faça o que pedimos. Chamamos os pastores e obreiros, às vezes até nossos irmãos da Comunidade para falar com nossos parentes, e esperamos que eles encontrem a solução para os problemas de nossa casa.
            Tenho a certeza absoluta que Deus irá fazer a parte dele, mas precisamos fazer a nossa. Assim como Y’hoshua precisamos assumir a responsabilidade sobre nosso lar, e cumprir o nosso papel em nossa casa. Precisamos cumprir nossos deveres independente do que os outros estão fazendo. Vejo Sha’ul falando neste sentido quando diz que “o marido incrédulo foi separado por Deus pela mulher, e a mulher incrédula foi separada por Deus pelo irmão” (1 Coríntios 7.14 BJC). Ele não está falando na salvação destas pessoas apenas por possuir um cônjuge seguidor do Messias, mas indicando que nossas ações, mesmo solitárias, em meio a nossa família irão servir de sementes para gerar nos nossos um comportamento diferente.
            Deste modo, antes mesmo de continuar lendo está mensagem eu te convido a elevar seus pensamentos a Deus e a orar com sinceridade: “Senhor, ensina-me a ser um semeador. Ensina-me a agir conforme a Tua orientação dentro de meu lar sem esperar uma mudança imediata. Comece a obra que Tu tens para meu lar a partir de minha vida, e depois me use para alcançar a vida de meus parentes. Todos nós precisamos ser mudados por Ti. Amém”.
            A partir de agora, se abra para o que a Palavra do Senhor diz. Desarme-se para que o teu Deus possa iniciar a obra em tua vida. Entenda o que a Bíblia diz a respeito de seu dever em seu lar.

Maridos: a primeira mensagem de Deus aos maridos diz respeito ao casamento. Casamento é um compromisso assumido que jamais perde a validade. O próprio Yeshua [Jesus] diz isto: “Vocês não leram que, no princípio, o Criador os fez homem e mulher e disse: ‘Por esta razão, o homem deverá deixar pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? Portanto, eles já não são dois, mas um só. Dessa forma, ninguém deve separar o que Deus uniu.” (Mattityahu [Mateus] 19.4-6 BJC).
            Este alerta de Yeshua deve servir primeiramente para que não desistamos de nosso matrimonio. Ele é sagrado. Foi constituído por Deus, e não temos o direito de destruí-lo. Em segundo lugar, está mensagem de Yeshua nos leva a assumirmos a responsabilidade da vida espiritual de nossa família. É evidente que não forçaremos ninguém, mas serviremos de exemplo, de intercessores, assim como Y’hoshua no texto que lemos anteriormente.
           
“Com relação aos maridos: ame cada um sua mulher, como o Messias amou a comunidade messiânica e, de fato, entregou-se a favor dela, a fim de separá-la para Deus, como que purificando-a mediante a imersão na mikveh [banheira ou piscina com um influxo de água, usado no judaísmo ortodoxo até o dia de hoje para rituais de purificação], com o objetivo de apresentar a comunidade messiânica a si mesmo como noiva da qual se orgulha, sem mancha, ruga ou qualquer coisa semelhante, mas anta e sem defeito. É deste modo que cada marido deve amar sua mulher – como ao próprio corpo; porque o homem que ama sua mulher ama a si mesmo. Ninguém jamais odiou a própria carne! Ao contrário, alimenta-a e cuida bem dela, do mesmo modo que o Messias faz com a comunidade messiânica, porque somos partes de seu corpo. “Portanto, o homem deixará pai e mãe e permanecerá com sua mulher, e os dois se tornarão um”. Há uma verdade profunda oculta aqui; o que digo concerne ao Messias e à comunidade messiânica. Entretanto, o texto também se aplica de modo individual a vocês: que cada homem ame sua mulher como a si mesmo, e que a mulher respeite o marido.”
(Efésios 5.25-33 BJC)

            Marido, você deve amar sua esposa do mesmo modo que o Messias amou a Comunidade Messiânica, ou seja, entregando sua própria vida por ela. Você precisa entender que precisa servi-la, cuidar dela. Você precisa agir do como Yeshua, ser um representante dele na vida de sua esposa. Trate-a respeitosamente, sem mau humor (Cl 3.19).
            Um texto que tanto Yeshua quanto Sha’ul [Paulo] citaram nestas passagens é Gênesis 2.24, e é interessante notar que ele diz que o homem deve deixar pai e mãe. Isto indica que depois do casamento o homem passa a ter a sua casa. Pai continua sendo pai, mãe continua sendo mãe. Ambos continuam merecendo sua honra, mas você não deve exigir que a sua casa funcione como a casa de seu pai. Deixe as comparações de mora.

Esposas: Do mesmo modo que o marido, a esposa deve deixar seus interesses de lado para se preocupar com os de seu esposo.

“Submetam-se uns aos outros no temor ao Messias. As mulheres devem se submeter ao marido como fazem em relação ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, da mesma forma que o Messias – como cabeça da comunidade messiânica – mantém o corpo seguro. Da mesma forma que a comunidade messiânica se submete ao Messias, também as mulheres devem se submeter aos maridos em tudo.”
(Efésios 5.21-24 BJC)

            Este texto já gerou muitas discussões por não ser visto dentro de seu contexto. A palavra submissa usada por Sha’ul vem do grego hupotasso que representa uma atitude voluntária de ceder, cooperar, assumir responsabilidade e levar uma carga. Isto acaba tendo muito mais sentido quando recordamos de Gênesis 2.18. Outra tradução de Efésios 5.21 diz: “Esposa, entenda e dê apoio ao seu marido” (Bíblia A Mensagem – Ed. Vida).
            A intensão não é mostrar quem manda, mas aprender a viver sob os cuidados do marido. Com maridos descrentes a esposa cumpre o exemplo de Cristo em submissão, mansidão (atitude de cooperação) e tranquilidade.

Pais:

“Ensine a criança no caminho em que ela deve seguir; e, mesmo quando ficar velha, não se desviará dele.”
(Mishlei [Provérbios] 22.6 BJC)

Ensinar é uma responsabilidade dos pais perante o Senhor, e junto com a mesma recebemos a promessa que se realizarmos nosso papel, nossos filhos irão permanecer no que ensinamos. Ensinamos mediante o que praticamos não o que mandamos.

“Pais, não irritem seus filhos nem façam deles pessoas ressentidas; em vez disso, eduquem-nos com o tipo de disciplina e instrução proveniente do Senhor.”
(Efésios 6.4 BJC)

Encontrei duas traduções deste mesmo versículo que considerei muito interessante: “Pais, não provoquem seus filhos, sendo duros demais com eles. Tratem de segurá-los pela mão para guiá-los no caminho do Senhor.” (Bíblia A Mensagem – Ed. Vida) e “E vós, pais, não deis a vossos filhos motivo de revolta contra vós, mas educai-os com correções e advertências que se inspirem no Senhor.” (Bíblia de Jerusalém Ed. Paulus).
Guiá-los pela mão mostra caminhar juntos. Mostra ensinar através das atitudes. Se inspirar no Senhor é agir como Deus age conosco, servir de representante de Deus para nossos filhos. Seu filho irá se relacionar com Deus mais facilmente se o seu relacionamento com ele o inspirar a isto. Educar é sinal de amor.

Filhos:

“Filhos, o que vocês devem fazer em união ao Senhor é obedecer a seus pais, porque isso é correto. “Honre seu pai e sua mãe” – este é o primeiro mandamento que incorpora uma promessa – “para que você vá bem e possa viver bastante na terra”.
(Efésios 6.1-3 BJC)

Obediência é um dever que agrada ao Senhor a atrai suas bênçãos. Aprenda a escutar seus pais. Você pode não acreditar, mas eles são mais sábios que você. Eles possuem a experiência. Escute e guarde aquilo que ouviu.

            A vida em família é uma constante entrega. Vivemos não para nós mesmos, mas em função daqueles que estão ao nosso lado. Procuramos não os nossos próprios interesses, mas fazemos a nossa parte para suprir as necessidades daqueles que nos cercam. Não tentamos provar que somos melhores, mas valorizamos a cada um, reconhecendo a sua importância. Todos foram criados por Deus, à imagem do Pai.  
A família é um projeto do Senhor, mas, como todo projeto, só será bem sucedido se seguirmos a risca as orientações do Engenheiro. Só Ele possui toda a sabedoria para nos conduzir a perfeita edificação de nosso lar. Precisamos escutá-lo e agir sob sua orientação.

Nenhum comentário: