segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O que você tem feito com o que Deus te entregou?

“O SENHOR enviou Natã a Davi. Chegando Natã a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. Tinha o rico ovelhas e gado em grande número; mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma cordeirinha que comprara e criara, e que em sua casa crescera, junto com seus filhos; comia do seu bocado e do seu copo bebia; dormia nos seus braços, e a tinha como filha. Vindo um viajante ao homem rico, não quis este tomar das suas ovelhas e do gado para dar de comer ao viajante que viera a ele; mas tomou a cordeirinha do homem pobre e a preparou para o homem que lhe havia chegado. Então, o furor de Davi se acendeu sobremaneira contra aquele homem, e disse a Natã: Tão certo como vive o SENHOR, o homem que fez isso deve ser morto. E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu.”
“Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul; dei-te a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas. Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mal perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom. Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol.”
(2 Samuel 12:1 ao 12)

Davi foi um grande homem, e um famoso rei de Israel. Por muito tempo acreditou-se que ele não passava de uma lenda do povo judeu, mas diversas descobertas da arqueologia nos mostram que ele realmente existiu.
Viveu entre 1010 e 970 a.C. e sucedeu a Saul como rei de Israel, pois este foi rejeitado por não se submeter à vontade de Deus. Davi foi ungido pelo profeta Samuel, mas escolhido pelo próprio Deus para reinar sobre sua nação.
A missão de Davi era a missão de todo rei: guiar o povo nos caminhos do Senhor, mantendo um reino de retidão submisso à vontade de Deus; proteger ao povo que Deus lhe confiou; entregar a todos as conquistas e vitória que receberia das mãos do próprio Deus e fornecer a todos meio de vida e sustento. Era isto que Deus esperava de Davi, e era isto que todo o povo de Israel esperava de seu novo rei.
Davi começou muito bem. Realizou com muito empenho tudo aquilo que Deus confiara a ele e agora estava no auge de seu reinado. Numa época do ano que todos os reis saiam para guerrear, Davi resolveu que não sairia. (2 Samuel 11:1) Sua função era estar em frente ao povo, era guerrear em favor do povo, e entregar a eles a vitória recebida das mãos de Deus, juntamente com os despojos da batalha. Mas no lugar disto, resolveu confiar a sua função a outro: Joabe.
Deus tem entregue missões a cada um de nós. Ele espera que com enpenho e dedicação realizemos cada uma delas. O que você tem feito? Davi deixou de lado aquilo que Deus confiou a ele. Talvez estivesse apenas cansado. Talvez a seus olhos existiam coisas mais importantes naquele momento do que guerrear. Podemos especular muitas coisas que talvez estivessem acontecendo naquele momento, mas não importa o que realmente aconteceu, Davi negligenciou a missão que o próprio Deus confiou a ele e esta negligencia custou um alto preço para ele e para o povo de Israel.
Fora de sua posição, Davi vê uma de suas súditas: Bate-Seba. (2 Samuel 11:2 a 5). A função de Davi era proteger a todo o Israel, inclusive esta mulher. Porem, ele decide que não quer protege-la. Ele deseja esta mulher. Sem se importar com a vida que aquela mulher tinha, ele a toma, se deita com ela e mais tarde recebe a noticia, aquela noite produziu um fruto: Bate-Seba estava grávida. Querendo encobrir seu pecado, Davi manda chamar Urias, o marido de Bate-Seba que estava lutando por seu rei em uma batalha. (2 Samuel 11:6 ao 17). Era sua intensão que Urias se deitasse com sua esposa e achasse que o filho era seu, mas este se recusou a dormir em sua casa sabendo que deveria estar no campo de batalha. Inconformado Davi mandou Joabe colocar Urias na frente de batalha para que este morresse. E ele conseguiu.
Aquele que foi chamado para guiar a todo povo nos caminhos de retidão do Senhor, estava manipulando ao povo para que seus próprios desejos se realizassem. Davi começou errado, e cada tentativa de encobrir seu erro produzia mais podridão. Salmo 42:7 diz que um abismo chama outro abismo. E neste momento a vida de Davi estava no mais profundo dos abismos.
Neste cenário, o profeta Natã vem confrontar o rei Davi. Gosto de imaginar Natã contando calmamente a história do homem rico ao rei, e quando menciona que o homem rico pegou a ovelha do homem pobre, Davi, em sua irá, bate no seu trono e diz em alta voz o veredito: “ESTE HOMEM DEVE SER MORTO” E Natã numa voz controlada mas firme aponta o dedo para Davi e diz: “Este homem é você”.
Fico imaginando a cena e tento criar em minha mente tudo o que se passou na mente de Davi ao ouvir do profeta tudo aquilo que ele tinha feito e todas as conseqüências daquele seu ato. Um ato que se iniciou em uma atitude aparentemente inocente: Davi resolveu que não sairia para guerrear. Toda a profecia se cumpriu. A espada não se apartou da casa de Davi, seu filho Amnon estuprou sua irmã Tamar (2 Samuel 13) e como vingança o irmão de tamar Absalão mata Amnon. Em seguida Absalão, filho de Davi, se volta contra seu pai e inicia uma guerra contra ele e depois de invadir Jerusalém e tomar o castelo do rei, se deita com as mulheres de seu pai (2 Samuel 16:20 ao 23). A guerra só terminou com a morte de Absalão, que causou uma grande tristeza a Davi.
Davi nunca mais foi o mesmo. O reino de Israel nunca mais foi o mesmo. Tudo porque Davi negligenciou sua função.
As coisas começam a dar errado quando saímos da posição que Deus nos colocou. Isto é uma brecha para que nosso adversário possa entrar e fazer a festa em nossas vidas. E não somos apenas nós os afetados, mas todas as pessoas que nos cercam e todos aqueles a quem Deus nos confiou.
O que você tem feito com o que Deus te entregou? O que Deus tem te entregado?
Deus te entregou sua família. O que você tem feito por ela? Se eles não conhecem ao Senhor é através de suas novas atitudes que eles irão conhecer. Não basta você ficar falando o dia inteiro a eles. Pregue através daquilo que você é. Se eles já conhecem ao Senhor é seu papel contribuir para que eles tenham cada vez mais intimidade com Deus. A paz em sua casa depende primeiramente de você.
Deus te entregou seu emprego. O que você tem feito com ele? As pessoas que convivem contigo em seu dia a dia podem ver a Deus através de suas atitudes? Ou será que você passa por cima de qualquer um para que as suas vontades e seu desejos se realizem?
Deus entregou sonhos em teu coração. Você tem lutado por estes sonhos, ou tem apenas esperado que um dia eles se realizem? Muitos sonhos que temos, são talentos que Deus nos entregou. Você tem enterrado seus talentos? Desenterre-os e faça com que eles dêem frutos.
Deus te entregou uma vida de intimidade com Ele. Você tem se esforçado para que esta vida permaneça? Vida com Deus não é algo que sentimos, é algo que nos esforçamos a cada dia para ter.
Deus te entregou um ministério. Em um ministério você usa seus dons e talentos para ajudar aqueles que o cercam. Não espere que as pessoas te entendam e te valorizem. É Deus quem irá te valorizar pelo trabalho bem feito.
Não negligencie tudo aquilo que o Senhor te entregou. Lembre-se, sair da posição que Deus te colocou já é pecado.

“Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.”
Lucas 9:62

Nenhum comentário: