domingo, 17 de março de 2013

As características da mulher virtuosa



“Quem pode encontrar uma esposa exemplar? Seu valor excede o das pérolas. Seu marido confia nela de coração, e ela trará muitos recursos para ele. Ela trabalha para lhe fazer o bem, não o mal, todos os dias de sua vida.”
“Procura suprimentos de lã e de linho e trabalha com as mãos dispostas. É como aqueles navios mercantes, que trazem de longe sua alimentação. Ainda está escuro quando ela se levanta para dar comida à sua casa.”
 “Ela analisa um campo, então o compra, e com seu lucro planta uma vinha. Reúne suas forças e se lança ao trabalho. Vê que seus negócios vão bem; a lâmpada dela fica acesa de noite.”
 “Leva suas mãos ao fuso com o linho; seus dedos seguram a roca. Acolhe o pobre e abre seus braços para o necessitado.”
 “Quando neva, não teme por sua família, já que todos estão duplamente agasalhados. Faz suas próprias colchas; veste-se de linho fino e de purpura.”
“Seu marido é conhecido nas portas da cidade quando se assenta com os lideres da terra. Ela faz vestes de linho e as vende; supre os mercadores com cintos.”
“Vestida de força e dignidade, pode rir dos dias que estão por vir. Quando abre sua boca, fala sabiamente; em sua língua, há instrução amorosa. Observa os negócios de sua casa e não come o pão da indolência.”
“Seus filhos se levantam e a elogiam, assim como seu marido, que a louva: “Muitas mulheres têm feito coisas maravilhosas, mas você ultrapassa todas!”.”
“O encanto é enganoso, e a beleza pode desaparecer, mas a mulher que teme ADONAI será louvada. Que ela receba a recompensa merecida, que suas obras sejam elogiadas às portas da cidade.”
(Mishlei [Provérbios] 31.10-31 BJC [Bíblia Judaica Completa])

            Esta manhã, na Escola Bíblica Dominical, precisei ministrar sobre as mulheres virtuosas. Sendo um homem, foi um grande desafio falar a respeito de tão maravilhosa obra das mãos do Criador. E realmente precisei ir atrás de muito material, lendo e ouvindo mulheres de Deus falar a respeito delas mesmas, como por exemplo, uma ministração abençoada da pastora Ana Paula Valadão Bessa, do Ministério Diante do Trono. Parte desta ministração é fruto do que aprendi com estas ministrações.
            Diferente de muito daquilo que vi, não desejo simplesmente apontar a mulher ideal, jogando somente para elas o dever de ser aquilo que a Palavra diz, mas desejo além de ressaltar a características da mulher virtuosa, e através disto ensinar as leitoras desta mensagem o que Deus tem para elas, mostrar aos homens que eles também possuem responsabilidade por suas esposas diante do Senhor. Deste modo, ao invés do leitor e da leitora desta mensagem simplesmente apontar para os erros de seu cônjuge, oro para que o Ruach Hakodesh [Espírito Santo] ministre ao coração de todos os leitores, o que cada um precisa mudar para que o casal possa ser abençoado pelo Senhor.
            Por muito tempo as pessoas acharam que a Bíblia era um livro machista, que protegia e elevava o homem acima da mulher. Não creio nesta visão. Tampouco creio que a Bíblia é um livro feminista, mas vejo na Palavra de Deus que desde a criação o Senhor fez o homem e a mulher como iguais perante Ele, ambos possuindo a imagem e a semelhança de seu Criador (Gn 1.26 e 27). Nenhum é superior ao outro, mas criados pelo Senhor para se completarem, colaborarem mutuamente e formarem uma família.
            Tendo isto em vista, percebemos que a mulher tem um grande papel em toda a Bíblia. Além das inúmeras mulheres que fizeram parte da história de Yisra’el [Israel] (Sarah [Sara], Rivkah [Rebeca], D’vorah [Débora], Ester, entre outras) e daquelas que fizeram parte da genealogia de Yeshua [Jesus] (Tamar, Rachav [Raabe], Rut [Rute], Bat-Sheva [Bate-Seba] e Miryam [Maria]), existiram momentos únicos no ministério de Yeshua e na história da Comunidade Messiânica onde as mulheres destacaram-se:
  1. Mulheres foram as ultimas a estarem com Yeshua na sua execução (Mc 15.40 e 47) – Quando diversos talmidim [discípulos] fugiram, negaram e se esconderam após a prisão e a execução do Messias, Miryam de Magdalah [Maria Madalena], Shlomit [Salomé] e Miryam mãe de Ya‘akov [Tiago] estiveram ao lado do mestre escutando suas ultimas palavras, e graças ao seu testemunho conhecemos estas palavras.
  2. Mulheres foram as primeiras na tumba (Jo 20.1) – Entendendo ou não as diversas profecias de que Yeshua iria voltar dos mortos, Miryam de Magdalah foi a primeira a chegar à sepultura de Yeshua e encontra-la vazia.
  3. Mulheres foram as primeiras a proclamar a ressurreição (Mt 28.8) – Após presenciar o tumulo vazio, Miryam de Magdalah e outra Miryam foram as primeiras a divulgar a ressurreição, até mesmo para os discípulos que andaram por três anos com Yeshua.
  4. Mulheres foram as primeiras a testemunhar a judeus (Lc 2.37,38) – Antes mesmo de Yeshua ter começado seu ministério, a profetiza Hannah [Ana] pregava a respeito do menino que nasceu a todos os que esperavam a redenção de Yerushalayim [Jerusalém].
  5. Mulheres assistiram a primeira reunião de oração (At 1.14) – A comunidade messiânica nunca foi composta apenas por homens. Desde as primeiras reuniões de oração e espera pela volta do Senhor as mulheres faziam parte do corpo do Messias.
  6. Mulheres foram as primeiras a receber missionários cristãos na Europa (At 16.13) – Ao chegar a Filipos na segunda viagem missionária, Sha’ul [Paulo] e seus companheiros encontraram mulheres reunidas a beira de um rio em uma reunião que pensavam serem de oração e apresentaram a elas a mensagem de Yeshua.
  7. Uma mulher foi a primeira convertida na Europa (At 16.14) – Nesta ocasião Lídia abriu seu coração ao Senhor.

            E estes são apenas alguns exemplos do que Deus fez através de mulheres que entenderam o seu valor. O ministério de Deus entre as mulheres não é algo moderno. Deus sempre usou as mulheres para cumprir os seus propósitos. E, embora perante o Senhor o homem e a mulher são vistos como iguais (Gn 1.27), todos possuem suas individualidades, e o Sábio Criador utiliza destas individualidades para cumprir o Seu querer. Deste modo, falar da mulher virtuosa não é apontar a mulher ideal, ou o que as mulheres precisam ser, mas ressaltar as características que o Senhor já colocou nas mulheres, incentivando a todas as mulheres a valorizarem-se por serem feitas de acordo com a vontade de Deus e permitirem que as características colocadas por Deus floresçam em suas vidas. E também serve para orientar aos homens a tratarem suas mulheres da maneira como realmente são dignas, dando suporte a elas.
            Em Provérbios 31.10 a 31 vemos os conselhos da mão do rei L’um’el [Lemuel] a respeito das características da mulher virtuosa. A expressão “Mulher virtuosa” pode ser traduzida como “Mulher forte”, o que evoca ao mesmo tempo a eficiência e a virtude. É interessante notar que vemos uma sogra falando de sua futura nora. Que mulher deseja o mal para seu filho? A mãe pinta qual a esposa que espera para seu filho, e deste modo descreve diversas características encontradas nas mulheres. Vejo duas características nestes versículos: a primeira é ensinar a um homem não apenas o que procurar em uma mulher, mas a ter sabedoria para contribuir com cada uma destas características. A segunda é um convite a todas as mulheres a deixarem que os dons e características plantados pelo Senhor encontrem lugar dentro delas e em suas atitudes.
            I.      
A mulher virtuosa é uma mulher de valor: A mulher não é um bem, ela não pode ser comprada. Como medir financeiramente uma boa mãe? E uma boa esposa? Existem coisas que o dinheiro não compra, e a mulher é uma delas. Embora nossa sociedade, onde até hoje encontramos muito do machismo, tenta ensinar as mulheres a se venderem por dinheiro, joias e presentes, a mulher não pode ser comprada. Homem, sua mulher precisa de você verdadeira e completamente ao lado dela. Ela precisa de você de corpo e alma. Ela precisa de alguém disposto a entregar a sua própria vida por ela (Ef 6.25). Seus presentes podem ficar em segundo plano, sua mulher precisa de seu tempo e atenção. Mulher valorize-se, não negocie seus princípios, saiba que você tem muito valor pelo que você é.
Quando o Pv 31.10 coloca uma pergunta: “Quem pode encontra uma esposa exemplar?”, não estamos diante de uma dúvida, como se fosse o início da cassada em busca de tal mulher, mas convidando aos homens a darem valor às suas esposas, pois Deus as criou com muito valor.

II.      A mulher Virtuosa é trabalhadora: Trabalho sempre foi uma característica da mulher (v. 13). Embora somente recentemente que a mesma começou a ser valorizada no mercado de trabalho, a mulher sempre trabalhou e está constantemente trabalhando (v. 16-19). Muitas mesmo trabalhando fora e chegando cansadas em casa, ainda conseguem cuidar de sua casa. Os homens muitas vezes chegam cansados de seu trabalho e sentam-se para descansar. Mas a mulher sempre está fazendo algo (v. 27), e certamente mesmo que não trabalhe fora, com certeza acaba fazendo mais do que aqueles que passaram o dia trabalhando fora de casa. A mulher virtuosa garante a provisão da sua casa (v. 14), não deixa nada faltar para seu marido nem filhos (v. 24). Devido a isto a mulher virtuosa tem a confiança de seu marido (v.11). Mulheres, se você acha que seu marido não confia em você, comece a demonstrar que é digna de confiança. Homens valorizem suas mulheres ajudando-as a cumprir suas tarefas. Você acha que sua esposa não tem tempo para você, dê o seu tempo para colaborar com ela. Após tudo estar feito ela terá tempo e disposição de estar contigo.

III.    A Mulher Virtuosa zela pelo bom andamento de sua casa: Não existe um lar verdadeiro sem uma mulher. Ela acompanha tudo o que acontece na casa. Zela pelo bem estar de todos em todos os momentos de seu dia (v. 15). Ela edifica com sabedoria o seu lar (Pv 14.1) e é completamente dedicada à sua família. Homem dê valor à sua companheira. Não espere você perder sua esposa para dar valor. Pode ser tarde demais.

IV.   A Mulher Virtuosa é sensível: Ela é generosa, bondosa, sensível às necessidades das pessoas, sente a dor do outro, é quem percebe a aflição dos filhos, do esposo, mesmo que eles não expressem com palavras (v.20-22). Ela determina o clima no seu lar. Se um está chateado com outro, ela promove reconciliação, ela traz uma perspectiva diferente para o momento difícil. A mulher virtuosa muda o foco dos problemas para as oportunidades, ela evita o desgaste emocional com situações sábias apresentadas. É também responsável pelo crescimento espiritual da sua família, promove culto familiar, refeição juntos para obter comunhão uns com os outros. Homem aprenda a escutar sua mulher. Foi Deus quem a colocou de seu lado e a encheu de dons e talentos necessários para você e sua casa.

V.     A Mulher Virtuosa é sábia com as palavras: A mulher virtuosa não é de gritaria, não fala mal amaldiçoando os filhos. Ela fala com sabedoria (v. 26), e quando está a ponto de "ebulição" ela ensina com AMOR. O menino é teimoso? Ela profetiza: "Que filho de personalidade forte Deus me deu! Vai usar pra impactar e ganhar almas pra Cristo!". A menina fala muito? Ela profetiza: "Vai ser uma pregadora no Reino!" A menina chora demais? Ela vai profetizar: "Que coração quebrantado! Vais ser do ministério de intersecção!" A mulher virtuosa sabe que é profeta, é mansa, fala baixo, a sua autoridade não vem do volume de sua voz. Não é fofoqueira, não fala mentira, é sempre verdadeira, não fala mal dos outros, não é rixosa, reclamona nem murmuradora. Ela é encorajadora e não acusadora do marido com palavras afiadas e ferinas. Mais uma vez varão, escute a sua esposa. Nós homens muitas vezes precisamos de um empurrãozinho para “pegarmos no tranco”. A mulher que o Senhor colocou ao nosso lado certamente dará este empurrãozinho necessário.

VI.   A Mulher Virtuosa faz bem e não mal ao seu esposo todo dia de sua vida (v.12): A mulher virtuosa encoraja o marido com palavras. Respeitando-o, honrando-o, abre a boca para elogiá-lo. Fala bem dele e sobre ele (v. 23, Pv 12.4). Até as solteiras já fazem bem a seu futuro marido, guardando-se pra ele. Casadas pensem se estão fazendo bem ou mal ao seu marido: será que estou agradando? Será que ele gosta daquela comidinha? Estou suprindo suas necessidades? Estou o honrando estando com ele nas horas difíceis? A mulher virtuosa sabe a quem procurar para pedir conselho. Impulsiona o marido a atingir todo o seu potencial, ela sacrifica juntamente com ele pra que estude, se esforce mais no trabalho, pra que ele se aperfeiçoe, para que ele vá adiante e não desista. Até mesmo quando o marido não conhece o Senhor, ele será ganho pela conduta da mulher virtuosa (1 Pe 3.1 e 2). Maridos cuidem bem de suas esposas para que estas se sintam alegres em fazer o bem a vocês.

VII.  A Mulher Virtuosa tem uma beleza que não acaba, só aumenta: A mulher virtuosa sabe que sua verdadeira beleza vem de seu interior (1 Tm2.9 e 10, 1 Pe 3. 3 e 4). Obviamente ela vai se arrumar e cuidar de sua aparência, pois a mulher é vaidosa. Mas na mulher virtuosa a vaidade é com equilíbrio, é saudável.  Mesmo que a mulher virtuosa cuide-se bem, se vista bem, ela não é obcecada pela beleza exterior. Ela sorri diante do futuro, não tem medo da velhice, não se tortura com cirurgias e cirurgias sem propósitos. Ela não quer voltar a ser adolescente, pois a cada dia fica melhor, mais sábia, mais mansa, mais dócil, mais virtuosa (v. 30)!
A mulher virtuosa se veste de dignidade (v.25), veste-se sem vulgaridade, sem transparência, sem decotes exagerados, sem roupas muito justas, pois a forma que você se veste fala sim quem você é. Guarda a sua sensualidade para o seu marido. Sua beleza é aquilo que as pessoas vão se concentrar (Pv 11.16): você deseja que elas concentrem-se no seu corpo, ou naquilo que você verdadeiramente é?
Homens, a começar de vocês, valorizem as qualidades de sua esposa (v.28 e 29), elogie-as pelo que elas realmente são. Apaixonem-se por quem elas realmente são, e demonstrem esta paixão pela pessoa e não pelo corpo. Filhos demonstrem sua admiração à sua mãe.

As mulheres são bênçãos do Senhor, completam e auxiliam o homem em tudo (Gn 2.18). Deste modo a mulher deve se aceitar como o Senhor a fez, sabendo que ela é muito preciosa. E o homem deve valorizar a mulher, contribuindo para que esta exerça tão maravilhosa obra. Quando cada um reconhecer seu valor e desempenhar seu papel a vida a dois se tornará a obra muito boa que o Senhor fez (Gn 1.31). O Senhor não criou dois seres, Ele criou duas metades que somente serão um quando aprenderem a andar juntos, a se respeitar, a se completar.


Nenhum comentário: