terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Carros de Boi: Receitas para o Fracasso

“Tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil. Dispôs-se e, com todo o povo que tinha consigo, partiu para Baalá de Judá, para levarem de lá para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o nome, o nome do SENHOR dos exércitos, que se assenta acima dos querubins. Puseram a arca de Deus num carro novo e a levaram da casa de Abinadabe, que estava no outeiro; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo. Levaram-no com a arca de Deus, da casa de Abinadabe, que estava no outeiro; e Aiô ia adiante da arca. Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o SENHOR, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, com harpas, com saltérios, com tamboris, com pandeiros e com címbalos.
Quando chegaram à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e a segurou, porque os bois tropeçaram. Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e deus o feriu ali por esta irreverência; e morreu ali junto à arca de deus. Desgostou-se Davi, porque o SENHOR irrompera contra Uzá; e chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje. Temeu Davi ao SENHOR, naquele dia, e disse: como virá a mim a arca do SENHOR? Não quis Davi retirar para junto de si a arca do SENHOR, para a cidade de Davi; mas a fez levar à casa de Obede-Edom, o geteu. Ficou a arca do SENHOR em casa de Obede-Edom, o geteu, três meses; e o SENHOR o abençoou e a toda a sua casa.”
(II Samuel 6:1 ao 11)

            Hoje quero compartilhar sobre um acontecimento muito importante na história de Israel: a primeira tentativa do rei Davi de trazer a arca da aliança para Jerusalém. Para que todos consigam situar-se neste acontecimento, é importante lembrar que a Arca foi tomada pelos filisteus em uma batalha contra o reino de Israel aproximadamente 60 anos antes deste acontecimento (I Sm 4:5 a 11), ficando com eles por sete meses. Após serem assolados com pragas, os filisteus mandaram a Arca de volta para Israel em um carro de bois (I Sm 6:1 ao 12). Pouco depois de recuperarem a Arca, esta ficou na casa de Abinadabe, aos cuidados de Eleazar, seu filho. O tempo passou e 60 anos depois a Arca é preparada para mais uma viagem: iria para Jerusalém, a capital do reino, porém nesta viagem duas pessoas cometeram graves erros, e estes erros levaram esta tentativa ao fracasso.
            São estes erros que gostaria de apontar e compartilhar com você neste dia, para que os conhecendo não caiamos nos mesmo, e assim não estar fadados ao fracasso.

Davi:

            A Bíblia conta que Davi desejava ter a Arca da Aliança em Jerusalém. Esta caixa de madeira coberta de ouro representava a presença de Deus a todo povo. Estar diante da Arca era o mesmo que estar diante de Deus naqueles dias. Ao planejar trazer a arca para Jerusalém, Davi estava se aproximando do Senhor, e, sabendo que Jerusalém era a capital do reino de Davi, a presença da Arca representava o governo de Deus sobre todo o povo. Como podemos observar tudo àquilo que Davi planejara era bom. Mas ele não observou alguns detalhes importantes.
            A Arca da Aliança deveria ser levada nos ombros. Esta foi a maneira que o Senhor ensinou ao povo de Israel desde a construção da Arca, enquanto eles caminhavam rumo a terra prometida, após terem deixado o Egito. Davi, provavelmente por ignorância não levou a Arca deste modo, ele a colocou sobre um carro de bois, o mesmo meio de transporte utilizado pelos filisteus ao devolver a arca.
            E mesmo após tudo ter dado errado, ao invés de desconfiar que ele havia se enganado, a Bíblia diz que Davi desgostou-se da atitude do Senhor. Como se Deus tivesse a obrigação de aceitar o gesto de Davi e se alegrar com ele.
            O primeiro ingrediente desta receita que produz o fracasso é a falta da busca da maneira correta. Ninguém é obrigado a saber de tudo, mas o Senhor preservou a nós a Sua Palavra para que através dela podemos conhecê-Lo e sabermos como proceder a cada instante.
            Se você deseja ter a vida de intimidade que o Senhor o convida a cada dia a ter você precisa buscar de Deus o que Ele espera desta vida. Não é Deus quem deve se adaptar nossa forma de viver, muito pelo contrário, é nossa forma de viver que deve se adaptar a Deus. Não podemos os esconder no fato que as pessoas que nos cercam agem de maneira incorreta, todos os nossos esforços devem ser para nós mesmos agirmos da maneira correta, e esta maneira só será conhecida se nos preocuparmos em buscar a real vontade de Deus.

Uzá:

            Uzá era filho de Abinadabe, e com certeza tinha menos que 60 anos, caso contrário não teria sido chamado para carregar a Arca até Jerusalém. Deste modo, como a Arca estava em sua casa por todo este tempo, no nascimento de Uzá a Arca já ocupava espaço em sua casa.
            Durante toda a infância, adolescência e vida adulta de Uzá, ele viu a Arca do Senhor, e, porque não dizer, se acostumou com ela. Para ele era como um móvel que está a anos na família, e que era passado de geração em geração. A Arca para ele se tornou algo comum.
            Assim, durante o transporte da Arca para Jerusalém, quando os bois tropeçaram, Uzá não pensou duas vezes e segurou a Arca. Neste momento a ira do Senhor se ascendeu contra Uzá e este caiu morto. Não entendo Deus ferindo Uzá por este ter tocado na Arca, mas pelo sentimento que havia em seu coração: a Arca, a presença de Deus, era algo comum.
            O segundo ingrediente para esta receita do fracasso é tornar comum aquilo que o Senhor santificou. A presença de Deus não é algo para se tratar de qualquer modo, e sim com reverência. Esta mesma reverência deve estar presente em nós ao cuidar da obra a qual Deus nos confiou. Nada que vem da parte do Senhor é comum.
           
            Todos queremos alcançar a presença de Deus em nossas vidas. Todos queremos alcançar a verdadeira comunhão e intimidade com nosso Senhor. Para que isto seja possível devemos fugir destes dois ingredientes.
            Leia a Bíblia, estude-a, e com isto você irá conhecer os preceitos do Senhor. Ao separar um tempo para esta leitura, procure um local calmo e com espírito de oração peça que o próprio Deus lhe traga o discernimento daquilo que está lendo. Você pode ter certeza que seus olhos serão abertos e você irá entender a tudo aquilo que ler.
            Trate a presença de Deus com temor. Ele é o Criador de tudo e de todos. Você não precisa ter medo de Deus, mas profundo respeito em seu coração. Não aja como se Deus fosse algo comum.
            Seguindo estes passos, você estará caminhando para o sucesso. Sucesso ao lado de nosso Pai.

Nenhum comentário: