domingo, 13 de fevereiro de 2011

O cuidado de Deus com seus filhos

“Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles. Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço.
Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais. Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: levanta-te e come. Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: que fazes aqui, Elias? Ele respondeu: tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.”
(1 Reis 19:1 ao 10)

            Quero hoje conversar a respeito da vida de Elias, um grande homem de Deus. Não sabemos muitos detalhes a respeito de sua vida: apareceu misteriosamente em 1 Reis 17 entre 874 e 853 a.C. durante o reinado de Acabe em Israel, e através dele o Senhor profetizou ao reino de Israel e fez grandes maravilhas. Elias profetizou seca em todo o reino e enquanto todos padeciam o Senhor o alimentou através de corvos. Em outra ocasião através da palavra de Elias a viúva de Sarepta teve seu sustento multiplicado e quando o filho desta faleceu, o clamor de Elias trouxe lhe vida. Desafiou os profetas de Baal a provar quem era o verdadeiro Deus e após desmascará-los, matou a todos. Orou ao Senhor e a chuva veio. Elias conheceu o poder do Senhor e viu a Sua mão fazer obras grandiosas, mas ainda assim o encontramos desanimado no texto que abre esta mensagem.
            Quantas vezes nos encontramos do mesmo modo? Sentimos o toque de Deus sobre nós e desfrutamos do poder do Senhor. Alegramos-nos em Deus e nesta força caminhamos. Mas por algum motivo nos sentimos cansados. O desanimo atinge nossas vidas e nos impede de continuar caminhando. Não nos desviamos do caminho do Senhor, apenas nos acolhemos no Senhor, e a chama que antes ardia em nosso interior começa a se apagar. Muitas vezes não conseguimos nem ouvir a Deus, e esta situação nos traz o sentimento de solidão.
            Foi assim que Elias se sentiu. Embora seu pedido fosse por sua morte, Elias não desejava morrer, afinal ele fugiu de Jezabel que procurava matá-lo. Ele estava com vontade de desistir, sentia-se sozinho, achando que todos os demais profetas do Senhor estavam mortos. Nesta situação ele procurou os cuidados do Senhor, e recebeu pão cozido e água. Esta refeição possibilitou que ele caminhasse por quarenta dias até o monte do Senhor.
            Procure ao Senhor em seu desânimo. Volte-se para Ele quando pensar em desistir. Somente Deus tem alimento para sua alma para que suas forças sejam renovadas e com elas você consiga caminhar até a presença do Senhor.
            Deus tem renovo para você. Descansa nEle. Somos muito afobados e tentamos fazer tudo com nossas forças. Mas devemos nos ater ao que o Senhor falou a Zorobabel em Zacarias 4:6: “não por força nem por poder, mas pelo meu espírito, diz o SENHOR dos exércitos.”.  Somente esperando o agir do Senhor não nos cansaremos, somente agindo de acordo com o espírito de Deus não nos fadigaremos. Esperar o tempo do Senhor é a melhor receita, conforme foi dito por Isaías: “mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”.
            Mas o operar do Senhor não parou por aí.

“Disse-lhe Deus: sai e põe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto; depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave. Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. eis que lhe veio uma voz e lhe disse: que fazes aqui, Elias? Ele respondeu: tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. Disse-lhe o SENHOR: vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará. Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.”
(1 Reis 19:11 ao 18)

            Deus entendeu a situação de Elias. Ele sempre entende a nossa fraqueza, as nossas necessidades. “De forma similar, o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, porque não sabemos como orar como devemos. Mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos muito profundos para serem transmitidos por palavras” (Rm 8:26 NTJ). “Mas o Senhor me disse: ‘Minha graça é suficiente para você, porque meu poder é aperfeiçoado na fraqueza’. Portanto, estou feliz de me orgulhar das minhas fraquezas, a fim de que o poder do Messias permaneça sobre mim.” (2 Co 12:9 NTJ).
            E Deus ensina a Elias uma grande lição. Diante de Elias passou um forte vento, um terremoto e por último fogo, antes de chegar à brisa suave.
            Foi um forte vento também que foi usado por Deus para abrir o mar Vermelho tornando os filhos de Israel livres do cativeiro egípcio. A abertura do mar representa nosso batismo onde deixamos para traz nosso velho homem e passamos a adotar uma nova vida em Deus. Representa nosso arrependimento.
            Um forte terremoto marcou a morte de Yeshua [Jesus], e através desta morte nossos pecados foram levados.  O terremoto representa nossa fé no sacrifício e na ressurreição do Messias Yeshua. Representa a aceitação de Yeshua como nosso salvador.
            Fogo desceu sobre o monte Sinai enquanto o Senhor falava com todos os filhos de Israel. Diante do monte Sinai o povo judeu assumiu o compromisso de servir ao Senhor. O fogo representa nosso compromisso com Deus.
            Após passar por estes três elementos Elias ouviu a voz do Senhor. O interessante é que estes elementos são importantes, mas não o fim. Nosso arrependimento é essencial para termos uma vida com o Senhor.  Tampouco existe vida com Deus sem a aceitação da salvação que temos em Yeshua. Assumir o compromisso de servir a Deus é importante. Mas, além disto, tudo nosso alvo deve ser estar na presença e na intimidade do Senhor.
            Embora a força e as demonstrações espetaculares de poder às vezes sejam necessárias, a verdadeira obra de Deus neste mundo não é levada mediante tais métodos. O que Deus tem para cada um de nós é intimidade, e esta intimidade proporciona a continuidade de nossa caminhada. Deus usa sinais e maravilhas para o povo, mas convida os filhos para ter um real encontro, para ter intimidade.
            Sei que você já viu o forte vento soprar, sentiu todo o chão estremecer e se aqueceu com o fogo que cai dos céus. Mas algo mais profundo está acontecendo lá fora: a brisa do Senhor está soprando. O convite para a intimidade está lançado. Você o aceitará?

Nenhum comentário: