domingo, 23 de janeiro de 2011

Nossa velha mania de fazer mais do que é devido

“Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o SENHOR, seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso. Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, com oitenta sacerdotes do SENHOR, homens da maior firmeza; e resistiram ao rei Uzias e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o SENHOR, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para este mister; sai do santuário, porque transgrediste; nem será isso para honra tua da parte do SENHOR Deus. Então, Uzias se indignou; tinha o incensário na mão para queimar incenso; indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu na testa perante os sacerdotes, na casa do SENHOR, junto ao altar do incenso. Então, o sumo sacerdote Azarias e todos os sacerdotes voltaram-se para ele, e eis que estava leproso na testa, e apressadamente o lançaram fora; até ele mesmo se deu pressa em sair, visto que o SENHOR o ferira. Assim, ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da casa do SENHOR; e Jotão, seu filho, tinha a seu cargo a casa do rei, julgando o povo da terra.”
(2 Crônicas 26:16 ao 21)

            É muito interessante a história do rei Uzias. Seu pai, Amazias, foi um grande rei de Judá, que iniciou seu reinado na presença do Senhor, mas terminou sua vida na idolatria, que trouxe a ruína tanto ao próprio Amazias quanto ao reino de Judá.  
            Com certeza Uzias conhecia a história de seu pai, seus erros e acertos, e as conseqüências de cada uma de suas ações. Conhecendo esta história Uzias teve uma enorme chance de escolher seu caminho sabendo o destino de suas escolhas. E ele decidiu fazer o que era correto.
            Uzias primeiramente buscou ao Eterno e esta busca o fez prosperar (2 Cr 26:5). Na presença de Deus ele saiu para guerrear e venceu as batalhas, ele edificou seu reino e juntou riquezas. Tudo aquilo que ele fazia prosperava, pois o Senhor ocupava o primeiro lugar em sua vida.
            Há um provérbio chinês que diz: “O sábio aprende com os erros dos outros.”. Uzias estava sendo sábio, olhava os erros de seu pai e aprendia com eles. Ele não se desviou do Senhor seu Deus, pelo contrário, deixou ao Eterno no primeiro lugar de sua vida e tudo o mais em segundo plano.
            Infelizmente na vida de Uzias teve um “mas”. E é desta forma que começa o trecho bíblico que lemos ao inicio deste texto. Provavelmente numa tentativa de agradar ao Senhor por tudo aquilo que recebeu, Uzias resolveu fazer mais daquilo que realmente deveria. Ele decidiu que iria queimar incenso, algo que deveria ser feito somente pelos sacerdotes.
            Esta é uma tendência que cada um de nós temos: não nos contentamos com aquilo que fazemos. Consideramos muito pouco buscar ao Senhor e fazer a Sua vontade, e passamos a criar em nossas vidas “mas” semelhantes ao de Uzias. Passamos a criar elementos que nos desviam da real presença de Deus, substituindo-a por ações que não nos competem fazer. Impomos a nós mesmos penitencias e sacrifícios, que na maioria das vezes não tem nada do Senhor. Substituímos desta maneira a verdadeira religião (religar-se com Deus) por um sistema de religiosidade, criando um conjunto de rituais que simplesmente precisa ser feito, quase sempre sem entendermos o que esta sendo feito. E esta religiosidade traz sobre nós também o velho legalismo, onde consideramos que tudo aquilo de estamos fazendo irá de algum modo comprar a presença de Deus e as bênçãos do Senhor sobre nós.
            Uzias iniciou o seu reinado buscando primeiramente ao Senhor, e sua busca lhe trouxe vitórias. Mas terminou este reinado com ações que não lhe competiam fazer, e isto lhe trouxe lepra.
Se Uzias tivesse buscado no Senhor o que realmente era queimar incenso, ele teria entendido que era a função do sacerdote, e não dele. Seu primeiro erro foi planejar uma ação que não entendia, uma ação mecânica, fez algo simplesmente porque deveria ser feito, sem significado algum. Quantos têm caído neste mesmo erro? Freqüentam uma comunidade porque precisa. Jejuam porque alguém falou que ele deveria. Oram e cantam ao Senhor sem sequer saberem o que estão falando. Isto não tem significado algum para Deus. É o que o sacerdote falou para Uzias: “nem será isso para honra tua da parte do SENHOR Deus.”.
O segundo, e maior erro do rei Uzias, foi não retroceder diante da exortação do sacerdote. Muito pelo contrario, ele se indignou com aquilo que o sacerdote lhe falou. E foi esta ira que fez com que a lepra viesse sobre ele. A lepra naquele tempo era uma das piores doenças que alguém poderia ter. A pessoa permanecia viva, porém afastada de todos. Era uma sentença de morte antes do tempo, uma morte em vida. E este foi o fim de Uzias, afastado de todos, morto para todos, até um novo rei foi colocado em seu lugar.
Errar é algo que faz parte da vida de cada ser humano. Erramos diariamente e muitos destes erros são frutos de uma vontade de acertar. São ações que fazemos ou que nos obrigamos a fazer que acabam ocupando o lugar da verdadeira busca ao Senhor. Acabamos deixando Deus em segundo plano, nos preocupando com nossas tradições e rituais em primeiro lugar. Porém o Senhor em sua infinita misericórdia, um de seus treze atributos, abre nosso olhos nos exortando. Ele nos mostra que deve ser o foco de nossas atenções e tudo o mais deve ser conseqüência desta busca. Precisamos ser humildes ao ponto de receber esta exortação e mudar a nossa atitude. Desprezar a exortação do Senhor só trará sobre nós a morte, só irá definitivamente nos afastar de nosso Deus.
Uzias teve a chance de aprender com os erros de seu pai. Em seguida teve a chance de aprender com o seu próprio erro. Ele desperdiçou estas chances. E você, o que feito?

Nenhum comentário: