quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A Unção de Y’hoshafat [Josafá]



“ADONAI esteve com Y’hoshafat, porque ele viveu de acordo com os primeiros caminhos de seu antepassado, David [Davi], não buscando os ba‘alim [deuses pagãos], mas buscando o Deus de seu pai e vivendo pelas suas mitzvot [ordens, mandamentos], não por aquilo que Yisra’el [Israel] fazia. Portanto, ADONAI consolidou seu reinado; todo povo de Y’hudah [Judá] trouxe presentes a Y’hoshafat, de forma que ele teve riquezas e honra em abundância. Em seu coração, ele manteve alta consideração pelos caminhos de ADONAI; além disso, removeu os lugares altos e as colunas sagradas de Y’hudah.”
“No terceiro ano do seu reinado, ele enviou seus líderes [...] para ensinares nas cidades de Y’hudah [...]. Eles ensinaram em Y’hudah, tendo com eles um rolo da Torah [ensino, Lei, Pentateuco] de ADONAI; circularam por todas as cidades de Y’hudah, ensinando o povo.”
“O temor de DONAI tomou todos os reinos nas terras que circundavam Y’hudah, de modo que eles não fizeram guerra contra Y’hoshafat.”
(Divrei-Hayamim Bet [2 Crônicas] 17.3 – 10 BJC [Bíblia Judaica Completa])

            Um dos relatos a respeito dos reis que governaram os filhos de Yisra’el que mais me impressiona é o que diz respeito ao rei Y’hoshafat. Embora a grande parte dos reis estiveram longe do Senhor, o mesmo não ocorreu com Y’hoshafat, filho de Asa.
            O livro das Crônicas dos reis de Y’hudah nos mostra que Y’hoshafat foi bem sucedido em seu governo, e isto ocorreu principalmente, pois reconheceu que acima dele o Eterno deveria reinar sobre Seu povo. Tal reconhecimento gerou no coração do jovem rei diversas características que marcaram seu reinado, influenciando não apenas a si próprio, mas também a todo povo subordinado a ele.
            A primeira atitude que favoreceu sua vida foi a busca ao Senhor. O texto bíblico nos ensina que Y’hoshafat não se conformou em viver como diversos reis viveram antes dele. Muito pelo contrário, ele se espelhou em David, o segundo rei de Yisra’el conhecido como um homem segundo o coração de Deus (1 Sm 13.14). Isto nos leva a duas reflexões: a primeira delas é encontrada na questão “Quem tem sido o nosso exemplo?” Muitas pessoas olham para vizinhos, conhecidos, amigos que tiveram sucesso e se espelham nestas pessoas. Acabam determinando seu objetivo pessoal no sucesso material, e diante desta meta procuram seguir os passos daqueles que já alcançaram a tão sonhada posição social, ou o conforto material. Mas o que muita gente não se lembra, é que nosso caminho só possui um destino, e o destino escolhido por Y’hoshafat é aquele que levava ao Senhor, pois ele sabia que neste caminho tudo o mais seria alcançado (Lc 12.31).
E isto nos leva a uma segunda reflexão: “A quem temos buscado?”. Temos buscado ao nosso Criador genuinamente ou temos utilizado esta busca como um meio de adquirir bênçãos. O texto de Lucas citado acima é muito mal compreendido hoje. Yeshua é bem claro ao dizer: “Em vez delas, busquem seu Reino, e todas essas coisas também lhe serão dadas” (Lc 12.31 BJC). O “delas” referido por Yeshua representa o que comeremos e beberemos e, deste modo, ele não está garantindo riquezas, poder e a realização de tudo o que queremos. Simplesmente garante que nossa busca ao Senhor irá mover as Suas poderosas mãos ao nosso favor nos entregando o que comer e o que vestir. Isto é a verdadeira prosperidade que implica não ter muito, mas ter o necessário para vivermos.
Diante deste posicionamento Y’hoshafat decidiu obedecer aos preceitos do Senhor. Este posicionamento não deixou de ser um desafio a ele, pois, de acordo com o texto do início, não era aquilo que Yisra’el praticava. Ao nosso lado sempre existirão pessoas que não estão dispostas a seguir a Deus. Suas posturas, atitudes e até mesmo concelhos e imposições tentarão nos influenciar a sermos iguais a elas. Cabe exclusivamente a cada um decidir cumprir ou não os propósitos do Senhor em sua vida, buscando Sua vontade e obedecendo a sua Palavra.
Para que Y’hoshafat pudesse realmente seguir os preceitos do Senhor, ele passou a amar a Palavra de Deus. A Bíblia é o principal instrumento escolhido pelo Eterno para se revelar a Seu povo. Buscar a Deus implica em dedicar tempo de leitura e meditação em Sua Palavra. Desejar obedecer ao Senhor implica em uma fome e sede de Seus preceitos, que somente são encontrados na Bíblia. E Y’hoshafat não guardou este segredo para si, mas enviou homens para percorrerem toda Y’hudah ensinando a todos a Torah, ou seja, a Lei do Senhor revelada por intermédio de Mosheh [Moisés].
Este posicionamento fez com que todas as nações temessem ao Deus de Y’hoshafat. O temor de Y’hoshafat por Deus era tão grande que as nações passaram a temer e tremer diante de Deus. Mas uma nação resolveu desafiar Y’hoshafat.

“Algum tempo depois, o povo de Mo’av [Moabe] e o povo de ‘Amon com outros ‘amonim [amonitas] vieram para lutar contra Y’hoshafat. Foi dito a Y’hoshafat: “Um imenso exército de além do mar [Morto], de Aram, está no caminho, para lutar contra ti; exatamente agora eles estão em Hatzatzon-Tamar” (ou seja, ‘Ein-Gedi). Y’hoshafat ficou com muito medo [...]”.
(Divrei-Hayamim Bet 20.1 – 3a)

            Era um imenso exército. Y’hoshafat ficou com muito medo ao ouvir a noticia. O interessante é percebermos que Y’hoshafat tinha uma aliança com Senhor, ele buscava a ADONAI, obedecia aos Seus preceitos, amava Sua Palavra, e ainda assim um grande exército se reuniu contra ele. Servir ao Senhor não irá nos impedir de termos dificuldades. Elas virão sobre nós no decorrer de nossas vidas, e se desejamos permanecer no proposito da busca ao Senhor devemos nos posicionar diante delas da mesma forma que veremos que Y’hoshafat se posicionou.

“[...] [Y’hoshafat] determinou buscar ADONAI. Ele proclamou um jejum em todo em todo o Y’hudah, e Y’hudah reuniu-se para buscar socorro da parte de Adonai; [...]”.
“ele disse: ‘ADONAI, Deus de nossos antepassados, somente tu és Deus no céu. Tu governas todos os reinos das nações. Em tua mão, está o poder e a força, de forma que ninguém pode resistir a ti. [...]’”.
“Então, agora, veja: o povo de ‘Amon, Mo’av e do monte Se’ir, a quem tu não deixaste que Yisra’el invadisse quando chegaram da terra do Egito [...] estão agora nos retribuindo [mal]; eles vieram para nos lançar fora da tua possessão, que tu nos deste como herança. Nosso Deus! Não executarás julgamento contra eles? Porque nós não temos força suficiente para derrotar essa imensa horda que vem contra nós, e nós não sabemos o que fazer, mas nossos olhos estão em ti”.
(Divrei-Hayamim Bet 20.3b, 4, 6,10 – 12 BJC).

            Y’hoshafat não deixou o medo derrota-lo. Mesmo diante de seu maior inimigo ele continuou em seu propósito de buscar ao Senhor e quando ofereceu sua oração, podemos enxergar o que se passava em seu coração. Encontramos dentro dele louvor a Deus, ou seja, o reconhecimento de quem o Senhor é e daquilo que Ele é capaz de fazer pelos Seus. Este reconhecimento refletiu na confiança que tinha no Senhor dos senhores. A real busca ao Senhor gera em nós o conhecimento, e este gera a fé verdadeira. Nossa fé é gerada pelo Ruach Hakodesh [Espírito Santo] através da intimidade que temos com nosso Pai celestial.
            Com confiança Y’hoshafat foi capaz de apresentar a Deus suas súplicas, sabendo que Ele estava ouvindo e que os Seus propósitos seriam maiores do que o próprio rei poderia determinar.

“Ouça, todo o povo de Y’hudah, vocês que vivem em Yerushalayim e o rei Y’hoshafat, eis o que ADONAI está dizendo a vocês: ‘Não tenham medo nem se angustiem por causa dessa grande horda; porque a batalha não é de vocês, mas de Deus.”
(Divrei-Hayamim Bet 20.15 BJC)

            Quando tudo foi entregue nas mãos do Senhor, Ele tomou para si. As batalhas naturalmente virão sobre nós, mas quando aprendermos a entrega-las nas mãos do Pai, nosso Deus assume-as para nós. E quando a batalha está nas mãos do Senhor dos Exércitos poderemos ter a certeza que “em todas estas coisas somos supervencedores, por meio daquele que nos amou.” (Romanos 8.37 BJC). A vitória em cada situação será entregue por Deus. Ele assume a responsabilidade pelas batalhas de seus adoradores.

“Depois de consultar o povo, ele [Y’hoshafat] designou alguns para cantar a ADONAI e louvar o esplendor da sua santidade, enquanto eles iam à frente do exercito, dizendo: “Deem graças a ADONAI, porque a sua misericórdia dura para sempre”. Então, durante o tempo em que eles estavam cantando e louvando, ADONAI trouxe um ataque surpresa contra o povo de ‘Amon, Mo’av e do monte Se’ir, os quais tinham vindo para lutar contra Y’hudah; e eles foram derrotados. Então, quando Y’hudah alcançou a torre de vigia da qual podia ser avistado o deserto, eles olharam para a horda; e ali, diante deles, estavam os cadáveres caídos no chão; ninguém tinha sobrado. Y’hoshafat e seu exercito vieram tomar o espólio deles e encontraram entre eles propriedades pessoais em abundância e cadáveres com joias preciosas, as quais eles iam tirando para si até que não pudessem mais carregar.”.
“O temor de Deus veio sobre todos os reinos das nações, quando eles ouviram dizer que ADONAI tinha lutado contra os inimigos de Yisra’el.”
(Divrei-Hayamim Bet 20.21,22, 24, 25,29 BJC).

            Y’hoshafat apenas adorou e durante a adoração Deus batalhou em seu favor. Depois da vitória Y’hoshafat saqueou seus inimigos.
            Quando aprendermos a nos posicionar diante das dificuldades que surgem no nosso dia a dia, o próprio Deus nos dará a vitória na batalha. Deus nunca nos prometeu uma vida sem lutas, mas a vitória em cada uma delas. E nunca sairemos de uma batalha de mãos vazias, pois juntamente com a vitória o Senhor nos dará o espólio. Este, além de bênçãos recebidas, representa também o amadurecimento que o Pai gera em cada um de nós no campo de batalha.
            Quando a batalha acabou todas as nações temeram ao Senhor. Deus usará de nossa vitória para que Seu nome seja glorificado entre aqueles que nos cercam.
            Nosso Pai deseja colocar sobre nós a unção de Y’hoshafat, a capacitação de adorarmos em meio à guerra. A capacitação de deixar com Ele nossas batalhas e deste modo, deixar que o nome do Senhor seja glorificado entre os povos. Esta capacitação é entregue a todos aqueles que buscam e se posicionam no Senhor.

Nenhum comentário: