quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Comunicação

“Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar. Sucedeu que, partindo eles do oriente, deram com uma planície na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa. Disseram: vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra. Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam; e o SENHOR disse: eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer. Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro. Destarte, o SENHOR os dispersou dali pela superfície da terra; e cessaram de edificar a cidade. Chamou-se-lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali confundiu o SENHOR a linguagem de toda a terra e dali o SENHOR os dispersou por toda a superfície dela.”
(Gênesis 11:1 ao 9)

            Muitos conhecem a história da torre de Babel. Ela é contada a praticamente todas as crianças e revela a todos a origem de todas as línguas. Gostaria de conversar a respeito deste texto hoje.
            O primeiro ponto a observarmos é que estamos vendo a história dos descendentes de Noé. Após a arca repousar sobre as montanhas de Ararate e as águas baixarem, Deus fez uma aliança com Noé e com esta veio um ordenança: “Sede fecundos e multiplicai-vos; povoai a terra e multiplicai-vos nela.” (Gênesis 9:7). A ordem era para povoar a terra e depois multiplicar. Para que a terra toda pudesse ser povoada, era necessário que os homens se espalhassem pela terra. Observem que não temos somente alguns indivíduos andando pela terra, mas multidões de descendentes de Sem, Cão e Jafé, os três filhos de Noé.
            Este povo decidiu se reunir e construir uma cidade e nela uma torre. É muito interessante observarmos o motivo da construção desta torre: não serem espalhados por toda a terra, ou seja, não obedecerem à ordem do Senhor. A humanidade mais uma vez decidiu não obedecer ao mandamento do Senhor, e, para que esta sua postura pudesse ser mantida, ela decidiu construir uma torre, sendo assim a torre tinha duas funções: a primeira função era a de ferramenta, pois através dela os povos seriam impedidos de se espalharem pela terra. A segunda função da torre era a de um marco ou memorial, uma eterna lembrança que o homem virou as costas para Deus para seguir o seu próprio caminho.
            Durante esta construção o Senhor desceu para ver a cidade e a torre. É evidente que esta expressão é apenas uma maneira do homem entender o mover de Deus, pois sabemos que Ele é Onipresente, mas o que realmente chama muito a minha atenção é a fala do Senhor ao ver a obra que a humanidade estava fazendo: “Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.”. E agora, para que o homem descontinuasse de sua postura de desobediência, o Senhor confundiu as línguas dos homens, e, em virtude disto, a obra foi deixada de lado e todos se dispersaram. Quando não há comunicação, há separação.
            Quero, através desta passagem, olhar primeiramente para a nossa vida familiar, e depois ir mais além, olhando para a nossa vida como participantes do corpo de Yeshua, o Messias.
O Senhor chamou a cada um de nós e entregou-nos um mandamento acima de todos: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.” (Deuteronômio 6:5). Neste mandamento está incluso o desejo do Senhor de manter um relacionamento com o homem. Já conversamos em palavras anteriores sobre a importância deste relacionamento. Nesta intimidade temos salvação, temos bênçãos, temos vida abundante. Quando nos afastamos desta presença os problemas começam a aparecer.
O texto de Gênesis é claro ao dizer que a confusão das línguas foi a conseqüência do posicionamento errado do homem. Isto nos mostra que se deixarmos Deus do lado de fora de nossas vidas traremos sobre nós confusão de línguas. Isto significa que somente em Deus há uma comunicação perfeita em nossas casas.
Você já conheceu lares onde parece que cada integrante fala um idioma diferente? O marido e a esposa não se entendem, pais e filhos vivem em mundos diferentes, tudo isto é resultado da confusão das línguas. Uma família que vive desta forma esta destinada a sua destruição. O mesmo acontece nas igrejas. É o que Yeshua [Jesus] disse: “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.” (Mattityahu [Mateus] 12:25 NTJ).
E toda esta confusão de línguas é resultado da ausência da presença de Deus na vida de cada integrante desta casa. A perfeita comunicação só ocorrerá quando todos se posicionarem em uma vida de intimidade com o Senhor. Por mais improvável que isto pareça, tenha certeza que não é impossível. E antes de você desistir e aceitar a situação como está, saiba que o Senhor irá começar a operar em sua família a partir de você. Toda a obra de Deus no seu lar irá começar quando você se posicionar firme nEle. Traga hoje a presença de Deus sobre a sua vida e sobre o seu lar, e esta presença irá impactar e transformar primeiramente você e em seguida a cada um dos seus. Mas deixe Deus trabalhar. Mostre a obra que o Senhor fez em sua vida e deixe que seu testemunho impacte aqueles que o cercam.
As conseqüências desta vida em unidade são tremendas. É o que o Senhor falou: “não haverá restrição para tudo que intentam fazer”. Nada segura um lar unido. Nada segura uma igreja unida. Yeshua disse a Shim’on Kefa [Simão Pedro]: “Você é Kefa [que significa ‘pedra’], e sobre esta pedra edificarei minha comunidade, e as portas do Sh’ol [inferno] não a poderão vencer.” (Mattityahu [Mateus] 16:18 NTJ).
Toda a vida de bênçãos e conquistas que o Senhor já determinou sobre você e sobre a sua família serão conquistadas através da unidade. Unidade em Deus, e unidade com os seus. Para que esta unidade possa ser alcançada clame pela presença do Senhor, traga Deus para dentro de sua casa. Ore, jejue, cultue ao Senhor em família. Qual foi a ultima vez que você orou em família? Compartilhe a respeito da Bíblia e dos feitos do Senhor com os de sua casa.
Todas as vitórias que o Senhor já determinou sobre a comunidade, sobre a igreja, serão conquistadas através da unidade dos membros da comunidade entre si no amor de Deus. E esta unidade não será conquistada de modo diferente. A intimidade com Deus é a chave desta conquista.
Somente Deus traz a perfeita comunicação.

Nenhum comentário: