sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Profecia

“Também disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.”
(Gênesis 1:26)

            Um dos aspectos que mais me chama atenção na criação é a forma que o homem foi criado. A Torah [Pentateuco] diz que o homem foi criado a imagem e semelhança do Eterno. Muitos acham que isto significa que o Senhor tem um aspecto físico como o nosso: olhos, boca, nariz, cabelo e tudo o mais. Realmente é mais fácil pensar em Deus como um ser que no mínimo lembra a nossa aparência física. Este recurso é muito usado na literatura e denomina-se catacrese.
            Porém, quando Gênesis diz que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, ele não está descrevendo aspectos físicos. As palavras tselem [imagem] e demut [semelhança, similaridade] têm um sentido espiritual. Mostra que o Senhor nos criou com as faculdades de raciocinar, de expressar suas emoções e de agir. Significa que Deus colocou em nós seu caráter e suas características.
            Dentre as características que o Senhor colocou sobre o homem é a capacidade de profetizar. O relato de Gênesis no capítulo primeiro nos mostra a maneira que o Senhor criou a Terra e tudo o que nela existe. Podemos ver em toda a criação, com exceção da criação do homem, que o Senhor criou tudo através de Sua Palavra. Ele ordenou e as coisas aconteceram. Esta característica de Deus é o que denominamos de profecia.
            Muitos classificam a profecia bíblica como a capacidade de prever o futuro. Uma leitura de I Coríntios 12:8 ao 10 me mostra que são coisas distintas. Entre diversos dons Sha’ul [Paulo] menciona três que desejo destacar: a palavra de conhecimento, a palavra de sabedoria e a profecia.
A palavra de conhecimento indica um dom onde recebemos a revelação daquilo que está acontecendo com algo ou alguém, declaramos o passado ou o presente que nos está oculto. Este dom é usado, por exemplo, quando uma pessoa está passando por algum tipo de dificuldade e ao orarmos por ela percebemos que o que está acontecendo é devido uma atitude dela.
A palavra de sabedoria indica um dom onde recebemos a revelação daquilo que irá acontecer caso o caminho não seja alterado. De certo modo é o dom de prever o futuro. Podemos ver este dom sendo usado diversas vezes nas Escrituras quando os profetas do Tanakh [Antigo Testamento] falavam aos reis que se eles não se convertessem do mau caminho que levavam, seriam levados cativos.
E por fim temos a profecia. Podemos ver a profecia sendo utilizada em Ezequiel 37:4 e 5: “Disse-me ele: profetiza a estes ossos e dize-lhes: ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o SENHOR Deus a estes ossos: eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis.”. A profecia não é simplesmente declarar aquilo que irá acontecer. É dar uma ordem para que determinada ação aconteça.
Tal ordem é a que nosso Messias Yeshua explica em Mattityahu [Mateus] 17:20: “Ele lhes disse: “Porque vocês têm pouquíssima confiança! Eu lhes asseguro que, se tiverem confiança tão diminuta quanto uma semente de mostarda, poderão dizer a esta montanha: ‘Saia daqui e vá para lá’, e ela sairá; de fato, nada lhes será impossível.”. Esta declaração nos prova que temos esta característica de Deus, que temos dentro de nós a palavra realizadora do Senhor. E este dom pode ser usado tanto para o bem quanto para o mal.

“Da mesma forma, a língua é uma pequena parte do corpo, mas se gloria de grandes coisas. Vejam que um fogo pequeno é capaz de queimar uma floresta. Sim, a língua é um fogo, um mundo de iniqüidade. Ela está alojada entre os membros do nosso corpo e o contamina por inteiro, incendiando todo o curso de nossa vida; seu fogo é alimentado pelo Gei-Hinnom [vale de Hinnom]. Os seres humanos dominaram e continuam domesticando todas as espécies de animais, aves, répteis e criaturas do mar, entretanto, ninguém consegue domar a língua – ela é incontrolável e maligna, cheia de veneno mortal. Com ela bendizemos Adonai, o Pai, e com ela amaldiçoamos as pessoas, criadas à imagem de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição! Irmãos, não é correto que as coisas sejam desta forma.”
(Ya’akov [Tiago] 3:5 ao 10)

“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.”
(Provérbios 18:21)

O dom da profecia que o Senhor entregou a cada um de nós deve ser usado com muita cautela. As palavras que declaramos têm poder. Quando você diz a seu filho: “Você é burro!”, você está profetizando isto sobre a vida dele. Mesmo que foi uma declaração impensada ou fruto de um momento de ira. Foi o que aconteceu com Eliseu. Alguns rapazes começaram a rir de sua calvície e ele em um momento de ira amaldiçoou-os. Como resultado foram devorados por ursas (II Reis 2:23 e 24).
Um detalhe muito importante é que toda maldição que proferimos afeta também a nós. É o que Yeshua disse em Mattityahu [Mateus] 15: 18: “Mas o que sai da boca procede do coração, e são essas coisas que tornam o homem impuro.”.
Você recebeu do Senhor o dom de profetizar. As palavras que saem de sua boca têm poder. Você tem sobre a sua vida o dom de dar ordens. Cuidado com aquilo que anda ordenando. Você pode estar destruindo a vida de sua família, das pessoas que você ama e direta ou indiretamente, destruindo a sua própria vida.

Nenhum comentário: