segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Vida com Deus

“Ficou a arca do SENHOR em casa de Obede-Edom, o geteu, três meses; e o SENHOR o abençoou e a toda a sua casa.”
(II Samuel 6:11)
            Gostaria de conversar a respeito desta passagem de Samuel.
            Primeiramente a arca do Senhor ou Arca da Aliança foi construída sob a direção de Deus a Moisés enquanto o povo de Israel estava no deserto (Ex 25:10 a 16), logo depois de sair do Egito. Esta arca feita de madeira e coberta de ouro carregava dentro de si as tábuas da lei representava o próprio Deus no meio do povo. Êxodo 25:22 diz que a presença do Senhor se manifestava sobre a arca (propiciatório) e de lá falava com Moisés.
Um pouco antes do texto de Samuel, o rei Davi desejava trazer a Arca da Aliança de Baalá a Jerusalém, porém no trajeto Uzá colocou a mão na Arca e morreu instantaneamente. Davi, temeroso, decidiu não trazer a Arca ao destino final, deixando-a na casa de Obede-Edom. Hoje não desejo explorar o que levou a Arca até a casa de Obede-Edom, mas as conseqüências da estadia da Arca na vida dele e de toda a sua família.
            O escritor desta passagem é bem claro ao dizer que Obede-Edom e sua família foram abençoados por Deus nos meses em que a Arca ficou em sua casa. Sabendo que a arca representa a presença de Deus, podemos dizer que a benção do Senhor chegou até o lar de Obede-Edom quando ele trouxe o Senhor para habitar com ele.
Você deseja ter a benção de Deus sobre a sua vida? Você deseja ter a benção de Deus sobre a sua família? Então convide a Deus para morar em sua casa. Traga a arca para dentro de seu lar.
Israel foi uma nação abençoada por Deus, mas cometeu um grande erro. Construiu a arca para representar a Deus e aprisionou Deus dentro desta arca. Pode até soar estranho alguém aprisionar ao Deus Todo Poderoso. É claro que não foi no sentido literal. Israel aprisionou a Deus quando colocou sua fé e sua esperança na arca. Quando deixou de olhar para ela como um símbolo da presença de Deus e passou a encará-la como um objeto necessário para trazer a presença do Senhor.
Quantos de nós temos cometido este mesmo erro? Construímos salões muito bonitos e aconchegantes e depois dizemos: “Deus, é aí que você deve ficar! Quando eu desejar falar contigo, ou quando eu precisar de algo, venho te ver, do contrario eu tenho uma vida para viver.” Temos deixado Deus preso dentro de nossos templos e depois perguntamo-nos “por que Deus não está agindo?”. Porque não estamos sendo abençoados? Nós estamos deixando Deus de fora.
Existem dois tipos de presença de Deus: a onipresença e a presença manifesta. Onipresença é um atributo de Senhor que diz que Ele está em toda parte. Nada pode escapar da sua presença. Presença Manifesta é uma situação onde nós podemos ver o Senhor agindo. Fica mais fácil compreender esta diferença com uma pequena situação. Creio que todos já respiraram perto de uma janela e a viram ficar embaçada. Quando você respira você expira vapor d’água que se condensa sobre o vidro em pequenas partículas de água. Em sua respiração você sempre expira vapor mesmo que não consiga ver, este vapor é uma ilustração da onipresença de Deus. Porém ao respirar perto de um vidro, este mesmo vapor se condensa de uma maneira que podemos ver, esta maneira é uma ilustração da presença manifesta de Deus.
O Espírito de Deus (Ruach HaKodesh) é onipresente. A palavra Ruach pode ser traduzida como sopro ou hálito. Deus está em todo momento soprando, respirando, soltando seu hálito (Ruach - Espírito) sobre nós, sobre nossas casas, sobre nossa família. Mas para que possamos ver o agir de Deus se condensar precisamos colocar um vidro. Este posicionamento espiritual pode ser traduzido como trazer a arca para o nosso lar. E como é que podemos fazer isto?

Homem: você é o sacerdote, o principal responsável em trazer a presença de Deus para o seu lar.
“Com relação aos maridos: ame cada um sua mulher, como o Messias amou a comunidade messiânica e, de fato, entregou-se a favor dela, a fim de separá-la para Deus, como que purificando-a mediante a imersão na mikveh, com o objetivo de apresentar a comunidade messiânica a si mesmo como noiva da qual se orgulha, sem mancha, ruga ou qualquer coisa semelhante, mas santa e sem defeito. É deste modo que cada marido deve amar sua mulher – como ao próprio corpo; porque o homem que ama sua mulher ama a si mesmo. Ninguém jamais odiou a própria carne! Ao contrário, alimenta-a e cuida bem dela, do mesmo modo que o Messias o faz com a comunidade messiânica, porque somos partes de seu corpo. “Portanto, o homem deixará pai e mãe e permanecerá com sua mulher, e os dois se tornarão um”. Há uma verdade profunda oculta aqui; o que digo concerne ao Messias e à comunidade messiânica. Entretanto, o texto também se aplica de modo individual a vocês: que cada homem ame sua mulher como a si mesmo, e que cada mulher respeite o marido.”
(Efésios 5:25 ao 33 NTJ)
            Este texto de Efésios retrata as funções do homem como marido. A comparação de Paulo com o relacionamento do Messias com a comunidade messiânica é incrível. Amar como o Messias amou. Isto coloca sobre o homem a responsabilidade de trazer alimento a sua esposa, e como alimento não podemos entender apenas o alimento físico, mas o sustento espiritual é responsabilidade do marido. Homens leiam a Bíblia com suas esposas.
            A oração dentro de casa também é de responsabilidade do homem, afinal ele é o sacerdote, e como tal deve trazer a presença de Deus para sua casa, e não a forma melhor de fazer isto do que se colocando diante de Deus em oração.
Maridos intercedam a Deus pelas suas esposas. É sua função. A purificação mediante a imersão na mikveh é um banho ritual que a noiva judia toma para ser purificada antes da cerimônia do casamento. Maridos zelem pela vida espiritual de sua esposa.
Homem ajude sua esposa, esteja ao lado dela. Você é o cabeça (I Co. 11:3) “Sendo o cabeça, você é o responsável por tomar a frente, por criar condições para a vida conjugal. No entanto, para fazer isto você precisa primeiro ser amoroso, com um amor incondicional, sem esperar que a sua esposa se submeta antes, nem insistir com relação a isto” (David H. Stern, Comentário Judaico do Novo Testamento, p. 639).

Mulher: você é a edificadora (Pv. 14:1). Está em suas mãos a construção de um lar agradável.
“As mulheres devem se submeter ao marido como fazem em relação ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, da mesma forma que o Messias – como cabeça da comunidade messiânica – mantém o corpo seguro. Da mesma forma que a comunidade messiânica se submete ao Messias, também as mulheres devem se submeter aos maridos em tudo.”
(Efésios 5:22 ao 24 NTJ)
            Um texto muito criticado e usado por muitos para condenar a Bíblia por machismo. Este texto, assim como a Bíblia não coloca de modo algum o homem como superior à mulher. Ele ainda explica que o Messias como cabeça mantém o corpo seguro, ou seja, o homem sendo o cabeça da mulher tem a responsabilidade de cuidar, proteger, manter a mulher segura. De modo algum este texto confere ao homem o direito de mandar em sua mulher.
            “Sha’ul [Paulo] poderia ter escrito: “Esposas, amem seus maridos”, e: “Maridos, governem suas esposas”. Entretanto, os homens, na maioria das vezes, dão ordem aos outros com facilidade, mas acham difícil transmitir amor de uma forma afetiva, altruísta e abnegada – pois o padrão que Sha’ul estabelece é muito alto: como o Messias amou a Comunidade Messiânica e assim por diante.”
            “De igual forma, as mulheres em geral consideram fácil e natural expressar amor, mas difícil aceitar a autoridade de seu marido.” (David H. Stern, Comentário Judaico do Novo Testamento, p. 638)
            A família desejada por Deus reflete o comportamento do Messias conosco. O Messias sempre cuida da Igreja e deste modo a Igreja confia e se sujeita ao Messias. Em uma família o marido deve cuidar de sua esposa e sabendo disto a esposa descansa nestes cuidados. Se isto ainda não ocorre em seu lar comece você a fazer a sua parte confiando que Deus irá mover o coração daquele que está ao seu lado.
“Para todos os casados, tenho um mandamento, não de minha parte, mas do Senhor: a mulher não deve se separar do seu marido. No entanto, se ela se separar, deve permanecer sozinha ou reconciliar-se com seu marido. Também o marido não deve abandonar sua mulher.”
“Aos outros digo eu, não o Senhor: se um irmão ficar casado com uma incrédula, e ela estiver satisfeita e desejar continuar vivendo com ele, ela não deve ser abandonada. Também, se uma mulher tem marido incrédulo, e ele está satisfeito e deseja permanecer vivendo com ela, ele não deve ser abandonado. Pois o marido incrédulo foi separado por Deus pela mulher, e a mulher incrédula foi separada por Deus pelo irmão – de outro modo, seus filhos seriam “impuros”, mas dessa forma eles foram separados para Deus.”
(I Coríntios 7:10 ao 14 NTJ)
            Em nossa vida a dois, um cônjuge santifica o outro.

Pais: os filhos são sua responsabilidade.
“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.”
(Deuteronômio 6:6 e 7)
            Sua função é educar os seus filhos e ensinar a Palavra de Deus a eles. Não espere que um professor, ou um pastor faça o seu trabalho. Seus filhos foram confiados a você. Ensinar a uma criança é muito mais do que falar o que ela deve fazer, é você agir de acordo com a Palavra, ser o maior exemplo para elas.

Filhos: Sejam obedientes aos seus pais. Depois de Deus, os pais são a maior autoridade sobre a tua vida. Eles estão inclusive acima de seus pastores.
“ “Na verdade, vocês se afastam do mandamento divino e se apegam à tradição humana”. Ele lhes disse: “Vocês se tornaram especialistas em fugir do mandamento de Deus afim de manterem suas tradições! Mosheh disse: ‘Honre seu pai e sua mãe’ e ‘todo o que amaldiçoar seu pai ou sua mãe deverá ser executado’. Entretanto, vocês dizem: ‘Se alguém disser ao pai ou à mãe: “Prometi como korban (isto é, uma oferta para Deus) o que poderia ter usado para lhe ajudar”, essa pessoa fica desobrigada de realizar qualquer coisa em prol do pai ou da mãe’. Portanto, mediante a tradição perpetuada por vocês, anula-se a Palavra de Deus! E vocês fazem outras coisas semelhantes a estas”.”
(Marcos 7:8 ao 13 NTJ)
            Desobedecer só traz maldição.

            O Ruach de Deus está sobre nós. O Sopro do Senhor está sobre nossas casas e sobre nossas vidas. Agora nós precisamos criar um ambiente para que Ele se manifeste. Só assim Ele vai agir em você, operar em sua família, se manifestar em sua casa.
            Não prenda o Senhor. “Não apaguem o Espírito” (I Tessalonicenses 5:19)

Nenhum comentário: