quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Ofício e Galardão

“No entanto, cada um será recompensado de acordo com seu trabalho. Porque nós somos colaboradores de Deus; vocês são o campo de Deus, o edifício de Deus. Usando a graça que Deus me deu, lancei o alicerce, como um mestre-construtor experiente; e outra pessoa está construindo sobre ele. Contudo, que cada um seja cuidadoso sobre como constrói. Porque ninguém pode lançar outro alicerce além do que já está posto, que é Yeshua, o Messias. Alguns usarão ouro, prata, pedras preciosas para construir sobre o alicerce; outros usarão madeira, feno ou palha. No entanto, o trabalho de cada um será avaliado pelo que é; o Dia o mostrará, porque será revelado pelo fogo – que testará a qualidade do trabalho de cada um. Se o trabalho de alguém, construído sobre o alicerce, permanecer, ele receberá a recompensa; se for consumido pelas chamas, ele sofrerá a perda: escapará ainda com sua vida, mas será como o escape através do fogo.”
(I Coríntios 3:8b ao 15 NTJ)

            Cada um de nós, ao recebermos a salvação da condenação eterna que estava imposta a nós (Rm 6:23), recebemos também uma tarefa, um trabalho. E haverá no fim dos dias um julgamento para conceder, a cada um, recompensa pelo trabalho realizado. Tal recompensa é chamada de galardão.
            Neste texto que acabamos de ler, Paulo está nos mostrando que responderemos diante de Deus pelas nossas ações, responderemos pelo trabalho que realizamos. E que trabalho é este? O próprio Paulo responde esta questão: fomos todos chamados por Deus para edificar vidas.
            Yeshua [Jesus], o Messias, em seu ministério terreno, passou três anos caminhando intimamente com doze homens, chamados seus discípulos. A palavra discípulo, do grego mathetes, tem como significado aprendiz, aluno, pupilo. Deste modo cada um dos doze passou três anos com Yeshua aprendendo o ofício do Mestre, o ofício de edificar vidas. No final de seu ministério terreno, Yeshua ordena aos seus discípulos: “Portanto, vão e façam talmidim [discípulos] dentre as pessoas de todas as nações, imergindo-as na realidade do Pai, do Filho e do Ruach HaKodesh [Espírito Santo]” (Mattityahu [Mateus] 28:19 NTJ). Deste modo cada um dos doze se tornou mestre do ofício que aprenderam de Yeshua, e assim cada novo discípulo desde o inicio de nossa era recebe de Yeshua esta mesma ordem.
            Deste modo, ao recebermos a salvação de Yeshua, recebemos em nossas vidas um alicerce e sobre este nossos irmãos têm a responsabilidade de construir. Esta já é uma revelação tremenda, pois o que está sendo construído sobre o nosso alicerce é um templo ao Senhor (I Co 3:16 e 17), e para que o templo sobre a sua vida seja bem construído, você deve permitir seus irmãos realizarem esta obra. Reconhecer está verdade e permitir que ela seja colocada em prática, ou seja, permitir que seus irmãos construam o templo do Senhor sobre a sua vida é discernir ou reconhecer o corpo (I Co 11:29). Só podemos estar ligados ao Messias, a cabeça, se estivermos ligado ao Seu corpo, se estivermos não apenas freqüentando cultos, mas permitindo que cada um dos discípulos do Messias realize em nós a obra que o Mestre lhe confiou. É por isto que o autor da carta aos Judeus Messiânicos (Hebreus) diz: “E mantenhamos a atenção dada uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras; não negligenciemos nossas reuniões congregacionais, como fazem alguns; ao contrário, procuremos nos encorajar” (Hb 10:24 e 25 NTJ).
            Ao mesmo tempo em que esta obra esta sendo feita, nós também temos a responsabilidade de edificar o templo do Senhor sobre a vida de nossos irmãos. Como podemos fazer isto? Orando com eles, caminhando juntos, usando os dons, talentos e ministérios que Deus confiou a nós em suas vidas. Tudo o que recebemos de Deus foi com o propósito de edificar a vida de nossos irmãos (Ef 4:12 e 13). E todos seremos cobrados pela obra que realizamos e a obra que deixamos de realizar.
            O que não podemos esquecer é que nada do que fizermos irá nos tornar merecedores da salvação que encontramos no Messias. Somos salvos gratuitamente pela nossa fé. O texto inicial é bem claro ao dizer mesmo que nossas obras não sobreviverem ao fogo, escaparemos com nossa vida, mas como um escape através do fogo. Deste modo, nossa salvação não está em jogo, o que esta em jogo é a maneira que chegaremos diante de nosso Senhor. Você chegará diante de Deus no grande Dia de mãos vazias? Ou você terá algo para ofertar a aquele que entregou seu único filho por nós (Jo 3:16).
            O ofício foi entregue, o salário acertado. O que você tem feito?

Nenhum comentário: