terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Vida em Família – Zafenate-Panéia

“Disse José a seus irmãos: agora, chegai-vos a mim. E chegaram-se. então, disse: eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem colheita. Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra e para vos preservar a vida por um grande livramento. Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito. Apressai-vos, subi a meu pai e dizei-lhe: assim manda dizer teu filho José: Deus me pôs por senhor em toda terra do Egito; desce a mim, não te demores. Habitarás na terra de Gósen e estarás perto de mim, tu, teus filhos, os filhos de teus filhos, os teus rebanhos, o teu gado e tudo quanto tens. Aí te sustentarei, porque ainda haverá cinco anos de fome; para que não te empobreças, tu e tua casa e tudo o que tens. Eis que vedes por vós mesmos, e meu irmão Benjamim vê também, que sou eu mesmo quem vos fala. Anunciai a meu pai toda a minha glória no Egito e tudo o que tendes visto; apressai-vos e fazei descer meu pai para aqui.”
(Gênesis 45:4 ao 13)

            A maioria de nós conhece a história da vida de José, filho de Israel (Jacó). Através dela fica evidente que Deus sempre teve um plano maravilhoso com José. Era o filho mais velho de Raquel, a esposa amada por Jacó (Gn 30:22), e, devido a isto, o filho mais querido de Jacó (Gn 37). José, um adolescente de 17 anos, aproveitava muito bem esta situação. Gênesis 37:2 diz que ele trazia más noticias de seus irmãos a seu pai.
Recebeu sonhos de Deus que revelavam o que iria acontecer: os feixes de seus irmãos se curvavam perante o seu feixe, e o Sol a Lua e onze estrelas se curvavam diante de José. Todos indicavam desde cedo que José havia sido escolhido por Deus para de algum modo governar sobre seus irmãos. Mas José usava estes sonhos para se orgulhar diante de seus irmãos. Deus chamou José para fazer diferença na vida de seus irmãos, mas José usava o seu chamado para ser o diferente.
Você pode ter certeza que você está lendo este texto, pois o Senhor te escolheu a dedo. Você é importante para Ele, e neste momento Deus está confirmando sobre a tua vida todas as promessas e planos que já foram declaradas a você, e está também derramando sobre a tua vida promessas que você não consegue nem imaginar (Jr 29:11). Porém, estas promessas de Deus não são para que você seja diferente ou superior a aqueles que o cercam, mas para que você possa fazer diferença na vida delas. O chamado de Deus para sermos santos, não significa que estaremos separados das outras pessoas, mas nos responsabiliza a sermos luz no meio delas. Você não foi chamado para apontar os erros, mas para ser exemplo de conduta (I Ts 1:6 e 7). Do contrário você só irá afastar seus familiares, do mesmo modo que José.
Com suas atitudes José despertou o ódio de seus irmãos, que, com vontade de matá-lo, simularam sua morte e o venderam a uma caravana de mercadores midianitas. Estes o levaram para ser escravo no Egito, e foi neste instante que o Senhor começou a trabalhar na vida de José. Primeiramente José foi escravo de Potifar, mas devido a uma armação da mulher deste, José acabou preso. Na prisão o operar de Deus continuou, mas embora sempre desejamos um operar rápido, nem sempre o Senhor atua deste modo. José ficou alguns anos na prisão até que, após interpretar um sonho do Faraó, foi feito governado de todo o Egito. Deus o exaltou, mas o plano não estava totalmente cumprido.
Nove anos depois os irmãos de José foram ao Egito em busca de alimento. A terra estava sofrendo uma grande seca e o Egito tinha alimentos, e José era o responsável pela sua venda. Ao encontrar seus irmãos, vejo um José rancoroso. Tratou mal a todos e exigiu que trouxessem seu único irmão por parte de mãe, Benjamim. Quando finalmente este foi trazido ao Egito, José planeja um modo de mantê-lo com ele. Provavelmente magoado por tudo o que seus irmãos fizeram treze anos antes e talvez por não ter sido procurado por seu pai, José desejava ter por perto apenas seu irmão.
Neste instante, a obra de Deus começou a ser finalizada. Judá, um dos irmãos de José, revela a ele que Jacó acredita que seu filho José está morto, e por isto não conseguiria viver sem Benjamim (Gn 44:14 ao 34). A revelação de Judá mostrou a José o amor de sua família, e a importância de José mesmo estando “morto”. Esta revelação tocou em José e iniciou um processo de cura.
Ele tratou seus irmãos com desprezo e mágoa, mas recebeu deles cura. José sempre viu o Egito como a terra de sua aflição, nem sua esposa e filhos tiraram isto dele. Mas a convivência com a sua família o transformou.
 Assim como José, você foi chamado para fazer diferença em sua família, trazer alimento espiritual a ela, trazer a presença de Deus entre os seus. Mas muitas vezes temos negligenciado este chamado justificando-nos através das feridas que já causaram em nós. Muitas vezes até declaramos que quando aqueles que nos cercam mudarem, então nos posicionaremos. E ao invés de abençoar a nossa família com nosso chamado, passamos a buscar em Deus cura, renovo e restauração para nossas vidas.
O que precisamos perceber é que embora Deus sem dúvida tenha o poder de realizar em nós a cura, o renovo e a restauração, Ele nos deu uma família para que através deles o Seu operar se realize em nós.
Deste modo, quando você se colocar na posição que Deus tem para você diante de sua casa, Ele te usará para restaurar a sua família, e, usará a sua família para fazer diferença em você, trazendo cura, renovo, transformação e alegria. A restauração de sua vida começa com a restauração de sai família, com o estabelecimento da presença de Deus em sua casa.
Deus tem alimento para sua família, Ele tem renovo, tem cura, e Ele te chamou para ser o responsável para trazer tudo isto aos seus. Ore por cada um deles, demonstre o amor incondicional de Deus, traga alimentos através de suas atitudes, não julgue, perdoe. Clame diante de Deus pelas vidas dos seus, não existe pessoa mais adequada para este clamor que você.
A restauração de sua família começa por você.

Nenhum comentário: