quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O Reino de Deus

“Também disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.”
(Gênesis 1:26)

            No princípio o Senhor criou todas as coisas, inclusive a Terra e o homem. Depois de criar o homem Deus o colocou para governar toda a Terra. Toda a criação foi sujeita ao homem por Deus. Podemos ver Deus criando a Terra e fazendo nela um local muito especial, o Éden, a morada do homem. Vejo este Éden como uma réplica do monte do Senhor (Ez 28:13 e 14), e assim como no monte santo do Senhor existe um trono onde o próprio Deus se assenta e governa sobre todo o universo, o próprio Deus colocou no Éden terreno, figuradamente, um trono para que Adão, o homem, se assentasse sobre ele e governasse toda a Terra.
            Infelizmente o homem não governou por muito tempo. No relato de Gênesis três vemos que o homem afastou-se de Deus. O Senhor deu ao homem livre arbítrio, ou seja, liberdade para escolher que caminho tomar, e ofereceu ao homem mecanismos onde ele pudesse fazer esta escolha. O homem decidiu caminhar para longe do Senhor, e esta decisão trouxe conseqüências não somente para ele, mas para toda Terra.

“E a Adão disse: visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.”
(Gênesis 3:17)


            Observem que, nesta passagem, o Senhor não está amaldiçoando a terra, nem castigando ao homem. Ele está declarando qual é a conseqüência da atitude do homem. O mundo todo, incluindo o mundo espiritual, é regido por leis eternas. E o Senhor, como um ser justo, não viola nenhuma destas leis para o beneficio de ninguém. Embora Ele amasse Adão, do mesmo modo que ama a cada um de nós, não mudou as leis espirituais para beneficiar Adão. Ao contrário, ele alertou Adão sobre como seria o seu caminho dali por diante.
            Como governante sobre a terra, ao se distanciar do Senhor, Adão fez com que toda a terra se distanciasse de Deus. Esta foi a causa da maldição que caiu sobre tudo. Ao decidir seguir o seu caminho longe do Senhor, o homem levantou-se do trono e permitiu que o inimigo de toda a criação sentasse sobre ele.

“O Adversário o levou a um lugar alto, mostrou-lhe em um instante todos os reinos do mundo e lhe disse: “Eu lhe darei todo o poder e toda a glória. Eles foram entregue a mim, e posso dá-los a quem escolher”.”
(Lucas 4:5 e 6 NTJ)

“Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo jaz no poder do Maligno.”
(1 Yochanan [João] 5:19 NTJ)

            O governo da terra foi entregue nas mãos de nosso adversário. Não existe uma terceira pessoa, ou sujeitamos a terra ao Senhor ou ao Adversário, e o homem escolheu sujeitar a terra ao domínio do Inimigo. Com isto, embora o mundo não pertença ao Diabo (como uma versão incorreta de I Jo 5:19 diz) toda a terra está morta debaixo do reinado de Satanás.

“A criação aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados; porque a criação foi submetida à frustração – não por vontade própria, mas por causa de quem a sujeitou. Entretanto, foi lhe dada uma esperança segura de que ela também será libertada da escravidão à decadência e usufruirá a liberdade que acompanha a glória que os filhos de Deus terão. Sabemos que, até agora, toda a criação geme, como se sentisse dores de parto; e não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente enquanto continuamos esperando com ardor para sermos feitos filhos – isto é, termos o corpo redimido e libertado.”
(Romanos 8:19 ao 23 NTJ)

            A criação geme, ela não suporta esta posição de maldição que lhe foi imposta. E espera sua libertação.
Tudo isto tem uma influência muito importante para nós. Do que você é feito? Gênesis 2:7 diz que “então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” Da forma que quando fez a Terra, quando Deus fez a mim e a você, que somos feitos de terra, Deus colocou em nós um trono. E a pessoa que assenta neste trono influencia diretamente nossa vida.
Deus quer reinar sobre ti! E somente sob este reinado você será realmente abençoado e feliz. Somente sobre este reinado você será verdadeiramente livre. Deus criou a Terra para estabelecer o Seu reino aqui. Todo reino precisa de súditos. Assim, Ele nos salva, nos ensina a nos submetermos ao seu reino e passamos a ser implantadores do Reino de Deus aqui na terra.
Quando não deixamos que Ele se assente sobre o trono que está em nossas vidas nos tornamos como a terra.
Nosso corpo geme: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.” (Salmo 32:3).
No tornamos malditos: “Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que, hoje, te ordeno, então, virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão:” (Deuteronômio 28:15)
Não recebemos o que nó desejamos: “Ou vocês oram e não recebem, por orarem com a motivação errada: a pretensão de saciar os próprios desejos.” (Ya’akov [Tiago] 4:3 NTJ).
No entanto quando nos submetemos ao reinado de Deus, todas as bênçãos de Deus vêem sobre nossas vidas. “Reina o SENHOR. regozije-se a terra, alegrem-se as muitas ilhas.” (Salmo 97:1).
Como é que podemos deixar Deus reinar sobre nós?

“Em outras palavras, não se deixem conformar aos padrões do ‘olam hazeh [este mundo, esta era]. Em vez disso, continuem se transformando mediante a renovação de sua mente, para que saibam o que Deus deseja, e todos concordarão que seu desejo é bom, satisfatório e fadado ao êxito.”
(Romanos 12:2 NTJ)

Conformar significa tomar a forma. O primeiro passo para que você se submeta ao governo de Deus começa em sua mente. Esteja ciente que você será diferente, agirá de outra maneira. Não é porque todos fazem que você irá fazer. Liberte-se dos modismos e padrões que a sociedade impõe a você. Liberte-se da preocupação de agradar aqueles que convivem contigo. Seja livre para decidir o que falar, o que vestir, o que aceitar e o que rejeitar.
A sociedade sempre tenta decidir tudo por nós, mas para que nos submetamos ao governo do Senhor, precisamos pensar com nossa própria mente, sem pressões ou imposições.

“Portanto, submetam-se a Deus. Além disso, resistam ao Adversário, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Limpem as mãos, pecadores; purifiquem o coração, vocês que têm a mente dividida! Gemam, lamentem-se e solucem. Que seu riso se transforme em lamento e sua alegria em tristeza! Humilhem-se perante o Senhor, e ele os exaltará”
(Ya’akov [Tiago] 4:7 ao 10 NTJ)

Este último texto nos indica mais alguns passos para entronizarmos Deus sobre nós.
Resistir ao Adversário e deixar de lado tudo aquilo que certamente ele irá nos oferecer. Diariamente somos tentados a abandonar o reinado de Deus. Esta tentação nem sempre tem alguma origem sobrenatural. Nosso eu muitas vezes deseja aquilo que nos afasta da Deus, nossos amigos e parentes tentam nos influenciar a abandonar o reinado do Senhor, a sociedade que nos cerca impõe a nós seus padrões. Isto é o nosso adversário, não apenas o Diabo, mas tudo aquilo que tenta nos afastar dos padrões do Senhor.
Chegar a Deus: não há outra forma de estar debaixo do seu governo. Deus procura em nós intimidade. O Pai deseja filhos não escravos. Não somos chamados para obedecer cegamente a um monarca tirano, mas para caminhar junto a nosso Rei e Pai.
Purificação é o que precisamos para sermos capazes de viver ao lado de Deus. Nossas mãos são nosso principal instrumento de ação. Quase tudo o que realizamos é feito através delas. Limpar as mãos significa deixarmos de lado nossas más ações e tomarmos a decisão de não mais praticá-las. Nosso coração é a fonte de tudo aquilo que pensamos e sentimos. Purificar o coração significa rever tudo àquilo que pensamos e tudo aquilo que sentimos. Quando Ya’akov [Tiago] diz que o riso deve se transformar em lamento e a alegria em tristeza, ele não esta indicando que o filho de Deus é uma pessoa infeliz e carrancuda. Ele esta dizendo que para nos submetermos ao Reino de Deus devemos procurar a fonte da alegria verdadeira, a comunhão com nosso Pai, e deixar de lado as paixões desta era que distrai nossa mente, mas não completa o vazio de nosso coração.
O ultimo elemento importante é a humildade. Isto nos indica que não devemos nos considerar intocáveis e perfeitos. Mas estarmos sempre abertos a sugestões de mudanças e exortações, sempre dispostos a abandonar um mau caminho.
Quando Deus estiver entronizado em sua vida, tudo será melhor para você. Nosso Pai trabalha em camadas: primeiro ele estabelece Seu reino sobre você, em seguida Ele atua sobre a sua família. Depois disso atua na Igreja e por fim em toda Terra. Não seja um obstáculo para o agir de Deus.

Nenhum comentário: