sábado, 8 de janeiro de 2011

Deus te conhece?

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor! ’, entrará no Reino do Céu, mas apenas quem faz o que meu Pai celestial deseja. Naquele dia, muitos me dirão: ‘Senhor, Senhor! Não profetizamos em seu nome? Não realizamos muitos milagres em seu nome? Então eu lhes direi na cara: ‘Nunca os conheci! Afastem-se de mim, praticantes do que é contra a lei!’.”
(Mattityahu [Mateus] 7:21 a 23 NTJ)

            Esta é uma passagem dura que nos faz pensar muito. Será que no grande Dia do Senhor seremos chamados de conhecidos de Deus? Será que nosso Pai nos conhece? Afinal, o que é ser conhecido?
            Quando nós conhecemos alguém sabemos os gostos da pessoa, reconhecemos a voz da pessoa, discernimos expressões, olhares, atitudes. Quando conhecemos alguém ficamos numa posição privilegiada de conhecimento onde muitas vezes não precisamos de palavras para saber o que se passa com a pessoa.
            Mas como tal conhecimento pode ser produzido?
            O conhecimento só é produzido quando gastamos tempo ao lado de quem se deseja conhecer. Só é obtido se relacionando com aquela pessoa. Sem relacionamento não há conhecimento. E quanto mais nos relacionamos, mais nos conhecemos.
            É assim em nosso relacionamento diário com as pessoas que estão próximas a nós e é assim em nosso relacionamento com Deus. Se desejamos conhecer e sermos conhecidos pelo Senhor devemos nos relacionarmos com Deus.
            Podemos neste instante nos perguntar por que é tão grave não se relacionar com Deus?  Por que somente quem se relaciona com o Senhor, quem é conhecido por Deus que entrará no Reino Celestial?
            Porque quando não nos relacionamos com nosso Criador, estamos fugindo do principal propósito de nossa criação. Deus criou a cada um de nós para nos relacionarmos com Ele.  O principal propósito da criação é o relacionamento.
            Foi devido a isto que o Senhor criou ao homem com a capacidade de pensar, de escolher, de agir. Deus não desejava um robô, mas um amigo. E como um amigo é alguém que escolhe estar ao seu lado, Deus criou um mecanismo para que o homem pudesse ter esta capacidade. O homem decidiu não estar com Deus, ele quebrou este relacionamento ao comer do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. E embora o relacionamento foi quebrado pelo homem, o Senhor por si só criou um mecanismo para que caso o homem desejasse, pudesse retomar o seu relacionamento com seu Criador. E Deus não pediu nada em troca. O homem por sua vez resolveu presentear ao Senhor de algum modo, e inventou os sacrifícios. E Deus aceitou o presente.
            E neste cenário ocorre uma história que muitos de nós já conhecemos: a história de Caim e Abel.

“Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. Então, lhe disse o SENHOR: por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.”
(Gênesis 4:3 a 7)

            Você sabe qual foi a diferença entre as duas ofertas? Você consegue discernir porque a oferta de Caim foi rejeitada enquanto que a oferta de seu irmão Abel foi aceita?
            Gênesis fala que Abel trouxe uma oferta ao Senhor das primícias de seu rebanho e da gordura deste. Abel estava entregando um presente a alguém com quem se relacionava. Quando presenteamos nossa namorada, ou namorado, escolhemos algo realmente bom, o melhor. Nós não damos qualquer coisa. Foi isto que fez Abel. Ele entregou as primícias, ou seja, o melhor de seu rebanho.
            A oferta de Caim não foi bem assim. Ele trouxe do fruto da terra uma oferta. Não sabemos se Caim levou a oferta, pois o ato de ofertar se tornou costumeiro a ele, não sabemos se alguém, até mesmo seus pais, o obrigaram a trazer uma oferta ao Senhor, não sabemos se ele entregou a oferta esperando receber algo em troca. O que sabemos é que a oferta de Caim foi inferior à oferta de Abel.
            Observe que em lugar algum vemos que o conteúdo da oferta foi superior ou inferior. Os dois trouxeram a Deus do fruto de vosso trabalho. Abel o pastor trouxe uma ovelha e Caim o lavrador trouxe frutos. O que fez a diferença foi a intenção: a oferta de Abel era fruto de seu relacionamento, a de Caim era o preço do relacionamento. Aqui surgem dois conceitos muito confundidos, embora bem diferentes: Religião e Religiosidade.
            A palavra religião vem de religar-se com Deus, de reatar um relacionamento com Ele. Daqui veio a oferta de Abel, da verdadeira religião. Ele estava relacionando-se com o Senhor e como fruto ou conseqüência deste relacionamento trouxe ao Senhor uma oferta. E ela foi aceita.
            A palavra religiosidade indica um conjunto de normas ou atitudes que tentam substituir a religião, ou seja, tenta produzir de algum modo nosso relacionamento com Deus. Daqui veio a oferta de Caim, da religiosidade. Ele tentou comprar seu relacionamento com Deus através de sua oferta. E ela não foi aceita.
            Muitos de nós temos errado neste ponto. Nada do que você faça pode comprar a sua salvação. Nenhuma ação que você possa ter irá comprar o seu perdão. Você não pode comprar o seu relacionamento com Deus.
            Tudo que eu faço para comprar minha salvação só me leva a condenação. A salvação, o perdão dos pecados e todas as demais coisas virão ao aceitar a Yeshua o Messias. Aceitar esta salvação implica aceitar o relacionamento que Deus quer ter conosco.
            E como você pode relacionar-se com Deus? Da mesma maneira que nos relacionamos com nossos companheiros. Se você já namorou antes sabe exatamente o que fazer, se ainda não namorou, aprender a se relacionar primeiramente com Deus irá te ajudar a se relacionar com as pessoas.
            Quem está namorando passa tempo juntos, e parece que nem todo tempo do mundo é suficiente. Passe tempo com o Senhor. Perca o vicio que temos de sair rapidamente da presença de Deus. Levante-se de madrugada e dedique o final de seu sono ao Senhor em oração. Busque ao Senhor, Ele ainda pode ser encontrado.
            Quem está namorando beija e abraça, deste modo beije e abrace a Deus. É bem difícil você se imaginar literalmente beijando e abraçando ao Senhor, mas estou dizendo isto em um sentido figurado. O que é o beijo e o braço senão uma demonstração de nosso afeto e carinho através de gestos. Faça estas demonstrações ao Senhor. Dance, gesticule, se ajoelhe, se prostre diante de Deus.
            Quem está namorando diz palavras de amor. Declare ao Senhor o seu amor, cante uma música a Ele. Mas cante a Ele. Entenda aquilo que está falando ou fique de boca fechada.
            Se relacionando com Deus você será conhecido por ele. O que você tem feito hoje?

Nenhum comentário: